Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9654
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFortaleza, Eduardo Conceição-
dc.date.accessioned2018-11-12T14:03:09Z-
dc.date.available2018-11-12T14:03:09Z-
dc.date.issued2018-08-23-
dc.identifier.citationFORTALEZA, Eduardo Conceição. Proposta de uma UEPS para desenvolver os temas densidade e pressão no ensino médio. 2018. 126 f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9654-
dc.description.abstractThis work proposes a Teaching Unit following the principles of the Potentially Meaningful Teaching Units (PMTU) proposed by Moreira (2011), having as a guiding axis the teaching of density and pressure content. The theoretical reference used is that of Significant Learning Theory. The data collected from the application of the PMTU in the classroom will be treated in a qualitative approach based on the case study analysis of the proposed activity in its context, in order to determine or test the elements that define a potentially significant material in a first year of high school. An initial questionnaire will be carried out initially to identify the students' previous knowledge. Next, the preparation and implementation of the PMTU in the classroom will be carried out and finally, a final questionnaire will be applied to verify signs of significant learning and conceptual evolution of the students. It is expected, from the implementation of the PMTU, to identify evidence of significant student learning throughout the teaching and learning process.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.subjectDensidadepor
dc.subjectPressãopor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectDensidade e pressãopor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectUEPSpor
dc.subjectPhysics teachingeng
dc.subjectHydrostaticeng
dc.subjectSignificant learningeng
dc.subjectPMTUeng
dc.titleProposta de uma UEPS para desenvolver os temas densidade e pressão no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeProposal for a PMTU to develop the issues density and pressure in middle schooleng
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Tiago Nery-
dc.description.resumoEsse trabalho propõe uma unidade de ensino seguindo os princípios da Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) proposta por Moreira (2011), tendo como eixo norteador o ensino dos conteúdos densidade e pressão. O referencial teórico utilizado é o da Teoria da Aprendizagem Significativa. Os dados coletados a partir da aplicação da UEPS em sala de aula serão tratados numa abordagem qualitativa a partir da análise de estudo de caso da atividade proposta em seu contexto, de forma a determinar ou testar os elementos que definem um material potencialmente significativo, em uma turma de primeiro ano do ensino médio. Será realizado inicialmente um questionário inicial para identificação dos conhecimentos prévios dos estudantes. Em seguida, será realizado a elaboração e aplicação da UEPS em sala de aula e por último, será aplicado um questionário final para verificar indícios de aprendizagem significativa e evolução conceitual dos estudantes. Espera-se, a partir da aplicação da UEPS, identificar indícios de aprendizagem significativa dos estudantes durante todo o processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Ensino de Físicapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUARDO_CONCEICAO_FORTALEZA.pdf1,95 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.