Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9687
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Rosegleide Souza-
dc.date.accessioned2018-11-13T13:38:43Z-
dc.date.available2018-11-13T13:38:43Z-
dc.date.issued2018-09-10-
dc.identifier.citationGomes, Rosegleide Souza. Práticas de mediação da leitura para a formação de leitores : análise da Biblioteca Pública Epifânio Dória. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (bacharelado em Biblioteconomia e Documentação) – Curso de Biblioteconomia e Documentação, Departamento de Ciência da Informação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9687-
dc.description.abstractThe study developed through the analysis of reading mediation practices of the public library Epifânio Dória, located in Aracaju, Sergipe. From this perspective, the objectives of the project were: to identify the methods of planning the actions in the public library Epifânio Dória, to observe the difficulties faced by a media research and to make the impact of mediating actions in the training of teachers who attend a public library Epifânio Dória . The published methodology is a descriptive qualitative research based on a bibliographical review. The study also used field research, through the technique of visits to collect relevant data in the institution's environment. The practices of mediation of reading, are not executed by the lack of professional librarians, investments and budgetary resources. As a result of the observation, the key piece for the mediation of reading and reading in information units, especially in public libraries, the librarian, and this way of acting, is essential to encourage the reading exercise in this sense. environment. In addition, it is concluded that the library is since it is a social process of actions for the development of changes in its environment to a new social order informationeng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCiência da informaçãopor
dc.subjectEnsino de ciência da informaçãopor
dc.subjectBiblioteca Pública Epifânio Dória (Aracaju, SE)por
dc.subjectBiblioteca públicapor
dc.subjectFormação de leitorespor
dc.subjectMediação da leiturapor
dc.subjectLibrarianeng
dc.subjectPublic Libraryeng
dc.subjectTraining of readerseng
dc.subjectMediation of readingeng
dc.titlePráticas de mediação da leitura para a formação de leitores : análise da Biblioteca Pública Epifânio Dóriapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Aguiar, Niliane Cunha de-
dc.description.resumoO estudo desenvolveu-se por meio da análise das práticas de mediação da leitura da biblioteca pública Epifânio Dória, localizada em Aracaju, Sergipe. Nessa perspectiva, desdobaram-se os objetivos específicos: identificar os métodos de planejamento das ações mediadoras na biblioteca pública Epifânio Dória, observar as dificuldades enfrentadas para a formação de leitores e analisar o impacto das ações mediadoras na formação de leitores que frequentam a biblioteca pública Epifânio Dória. A metodologia utilizada trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo a partir de uma revisão bibliográfica. O estudo utilizou ainda a pesquisa de campo, realizada através da técnica de observação para coletar dados relevantes no ambiente da instituição. Constatou-se que as práticas de mediação da leitura, não são devidamente executadas por falta do profissional bibliotecário, investimentos e recursos orçamentários. Como resultado da observação, percebeuse que a peça-chave para a mediação de leitura e do lazer em unidades de informação, especialmente nas bibliotecas públicas é o bibliotecário, e deste modo, sua atuação é indispensável para o incentivo do hábito da leitura nesse ambiente. Além disso, conclui-se que a biblioteca pública enquanto espaço democrático necessita de ações de planejamento para desenvolver mudanças em seu ambiente para uma nova ordem social, onde atores possam ser contemplados com acesso ao conhecimento e a informação, tornando-se leitores potencializados da sociedade de informaçãopt_BR
dc.publisher.departmentDCI - Departamento de Ciência da Informação - São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosegleide_Souza_Gomes.pdf1,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.