Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9688
Tipo de Documento: Monografia
Título: As histórias em quadrinhos na formação do leitor surdo em níveis fundamental e médio : uma experiência na Escola Estadual 11 de Agosto, em Aracaju/SE
Autor(es): Castro, Anne Karoline da Cruz
Data do documento: 28-Set-2018
Orientador: Bari, Valéria Aparecida
Coorientador: Aguiar, Niliane Cunha de
Resumo: O trabalho de conclusão de curso “As histórias em quadrinhos na formação do leitor surdo em níveis fundamental e médio, na Escola Estadual ‘11 de Agosto’, em Aracaju/SE” tem como objetivo averiguar a formação leitora dos alunos surdos da educação básica, por intermédio das histórias em quadrinhos, com a utilização de instrumentos acessíveis que contribuam para o desenvolvimento da pesquisa. O propósito desta investigação é disseminar a informação para os profissionais Bibliotecários, com o intuito de promover a inclusão dos leitores surdos através da mediação de leitura das Histórias em quadrinhos (HQ’s). Em virtude desses aspectos, o objetivo principal é demonstrar como é o processo de alfabetização do aluno surdo, com o uso as histórias em quadrinhos, possibilitando aos professores o desenvolvimento das atividades de leitura. A situação-problema se pauta pela necessidade de as escolas despertarem o gosto e o prazer da leitura visual nos estudantes surdos. Para tanto, o estudo é de cunho exploratório, na qual há a necessidade em realizar um levantamento bibliográfico e comparar com os dados coletados, por meio de questionário constituído de perguntas fechadas e abertas. A metodologia consiste na pesquisa-ação, aplicada nos trabalhos de campo em decorrência da observação e leitura dos surdos. Os resultados apontaram que a mediação de leitura com as HQ é fundamental para despertar o interesse do surdo pela leitura, como também para o andamento de alfabetização. Dessa maneira, a pesquisa em questão atingiu o objetivo geral que foi incentivar a leitura com um recurso pedagógico, na evolução de leitura de estudantes surdos
Abstract: The conclusion of the course "As the series of training at the elementary and secondary level, at the State School of August 11, in Aracaju / SE", has as objective to investigate the reading formation of the deaf students of basic education, through the comics, with the use of accessible instruments that contribute to the development of the research. The purpose of this research is to disseminate the information to the librarian professionals in order to promote the inclusion of deaf readers through the mediation of comics reading. Because of these aspects, the main objective is to demonstrate how the deaf student's literacy process is, using comics, enabling teachers to develop reading activities. The problem situation is based on the need for schools to awaken the taste and enjoyment of visual reading in deaf students. Therefore, the study is exploratory, in which there is a need to carry out a bibliographic survey and compare it with the data collected, through a questionnaire composed of closed and open questions. The methodology consists of the action research, applied in the field works as a result of the observation and reading of the deaf. The results showed that the mediation of reading with the HQ is fundamental to awaken the deaf people's interest in reading, as well as to the progress of literacy. In this way, the research in question reached the general objective that was to encourage reading with a pedagogical resource, in the evolution of reading of deaf students
Palavras-chave: Ciência da informação
Ensino de ciência da informação
Histórias em quadrinhos
Leitura
Surdos
Comics
Reading
Deaf
Escola Estadual 11 de Agosto, Aracaju (SE)
Educação inclusiva
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DCI - Departamento de Ciência da Informação - São Cristóvão - Presencial
Citação: Castro, Anne Karoline da. As histórias em quadrinhos na formação do leitor surdo em níveis fundamental e médio : uma experiência na Escola Estadual 11 de Agosto, em Aracaju/SE. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (bacharelado em Biblioteconomia e Documentação) – Curso de Biblioteconomia e Documentação, Departamento de Ciência da Informação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9688
Aparece nas coleções:Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Anne_Karoline_Cruz_Castro.pdf2,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.