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dc.contributor.authorSantos, Jéssica Pereira-
dc.date.accessioned2018-11-13T20:55:04Z-
dc.date.available2018-11-13T20:55:04Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9704-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAprendizagem cooperativa : estudando conceitos físicos de cor e espectro através da astronomiapt_BR
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.subjectAprendizagem cooperativapor
dc.subjectÓticapor
dc.subjectOndulatóriapor
dc.subjectAstronomiapor
dc.titleAprendizagem cooperativa : estudando conceitos físicos de cor e espectro através da astronomia (Produto educacional)pt_BR
dc.typeProduto educacionalpt_BR
dc.contributor.advisor1Scarano Júnior, Sergio-
dc.description.resumoNele foi desenvolvida uma sequência didática que usa um método de aprendizagem cooperativa chamado Jigsaw, que tem como principal objetivo melhorar o relacionamento entre os indivíduos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Na aplicação do produto foi possível perceber que isso de fato ocorreu. Diante do sucateamento das salas de informática em escolas públicas por todo o Brasil, este é um produto não digital, o que torna necessário a impressão prévia de todo o material de uso dos alunos. Neste produto educacional, a Astronomia foi utilizada como pano de fundo para tratar de elementos de Ótica e Ondulatória. Nele é abordada uma série de tópicos sobre as características ondulatórias da luz, enfatizando a composição de cores e como interagimos com elas para enxergarmos o mundo; o uso da composição de cores para formar imagens em telas de aparelhos eletrônicos; o uso de escalas de cores e como calibrar espectros em comprimento de onda. Por fim, apresentar também propriedades fundamentais sobre a natureza da luz e da cor dos objetos e suas bases matemáticas. Além disso, este trabalho apresenta também as bases da argumentação para a teoria da expansão do Universo. Recomendamos a inserção deste material como primeiro contato dos alunos com o estudo de Óptica e Ondulatória. Atualmente estes temas compõem a grade curricular do segundo ano do Ensino Médio. Este material também pode ser aplicado para falar de ondas eletromagnéticas, assunto pertencente à grade curricular do terceiro ano do Ensino Médio. Esperamos que o produto educacional desenvolvido aqui possa contribuir com o despertar da curiosidade dos alunos e professores a respeito das ciências, em especial a Física. Bom trabalho a todos!pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Ensino de Físicapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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