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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMedrado, Edilene Maia Brito-
dc.contributor.authorSchmitz, Heike-
dc.contributor.authorSouza, Rita de Cácia Santos-
dc.date.accessioned2018-11-14T12:05:15Z-
dc.date.available2018-11-14T12:05:15Z-
dc.date.issued2017-12-
dc.identifier.citationMEDRADO, E. M. B.; SCHMITZ, H.; SOUZA, R. de C. S. Condicionantes internos da operacionalização da educação inclusiva: um estudo descritivo em uma escola pública e uma escola particular. Cadernos de Pós-graduação, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 208-228, jul./dez. 2017. Disponível em: <http://periodicos.uninove.br/index.php?journal=cadernosdepos&page=article&op=view&path%5B%5D=7714>. Acesso em: 14 nov. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2525-3514-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9708-
dc.description.abstractThe implementation of an inclusive education as intended in the educational policy laws since 1996 still faces difficulties. In this research the implementation of inclusive education has been studied from the point of view of involved parties. After reviewing scientific literature and analyzing legislative documents, a field study, researching a public as well as a private school in Salvador da Bahia, has been conducted in order to describe the possibilities and limits of this implementation process. The collected data was categorized according to internal school conditions. The results show that the schools lack sufficient accessibility for students with disabilities, reveal complaints about insufficient level of knowledge regarding inclusive education of the teachers and an insufficient transparency of institutional communication.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação e Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais da Universidade Nove de Julhopt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de Pós-graduaçãopt_BR
dc.subjectAcessibilidadepor
dc.subjectCondicionantes escolarespor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectAccessibilityeng
dc.subjectSchool conditionseng
dc.subjectInclusive educationeng
dc.titleCondicionantes internos da operacionalização da educação inclusiva: um estudo descritivo em uma escola pública e uma escola particularpt_BR
dc.title.alternativeInternal determinants of the operationalization of inclusive education : a descriptive study in a public and a private schooleng
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)pt_BR
dc.description.resumoA implementação da educação inclusiva conforme prevista na legislação educacional desde 1996 ainda enfrenta obstáculos. Nesta pesquisa investigou-se a sua implementação a partir da perspectiva dos sujeitos envolvidos. Após uma revisão de literatura e uma pesquisa documental da legislação buscou-se, por meio de uma pesquisa de campo realizada em uma escola particular e uma escola pública, situadas no município de Salvador-Bahia, descrever as possibilidades e os limites que se apresentam no decorrer do processo de implementação. Os dados levantados, categorizados conforme de condicionantes internos da escola, constataram que as escolas não apresentam suficiente acessibilidade para alunos com deficiências, que se queixam de uma formação deficitária dos professores em respeito da educação inclusiva e que a comunicação institucional não se apresentou suficientemente transparente.pt_BR
dc.description.localSão Paulo, SPpt_BR
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