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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9709
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Tejada, Julián | - |
dc.contributor.author | Schmitz, Heike | - |
dc.contributor.author | Faro, André | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-14T13:40:21Z | - |
dc.date.available | 2018-11-14T13:40:21Z | - |
dc.date.issued | 2017-09 | - |
dc.identifier.citation | TEJADA, J.; SCHMITZ, H.; FARO, A. O método Life Kinetik® sob a perspectiva das neurociências e educação: uma análise teórica. Revista Educação em Questão, Natal, v. 55, n. 45, p. 127-151, jul./set. 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/12748>. Acesso em: 14 nov. 2018. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1981-1802 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9709 | - |
dc.description.abstract | Methods that combine motor activities with cognitive activities under the principle of constantly challenging the brain with new combinations of activities, permanently increasing their degree of difficulty, but without requiring a mastery in the execution, are promising for the teaching and learning process. An example is the Life Kinetik method, developed by Lutz (2014). In the present study, the objective was to analyze, based on the neuroscientific literature, whether the processes that occur in the brain, attributed to the learning phenomenon, could be stimulated by this method. The results of this study show that neuroscience research reveals that brain plasticity processes that mediate learning processes are potentialized through activities that include three key factors: challenge, variety and non-perfection, which are considered essential methodology of Life Kinetik. Finally, due to easy application and its potential to optimize teaching-learning processes, is recommend an empirical evaluation of this method, especially in school environments.________________________________________________________________________________________________________________________________ | eng |
dc.description.abstract | Los métodos que combinan actividades motoras con actividades cognitivas sobre el principio de desafiar constantemente el cerebro con nuevas combinaciones de actividades, aumentando permanentemente su grado de dificultad, pero sin exigir un dominio en la ejecución, se muestran promisorios para el proceso de enseñanza aprendizaje. Un ejemplo es el método de LifeKinetik, desarrollado por Lutz (2014). En el presente estudio, se objetivó, con base en la literatura del área neurocientífica, analizar si los procesos que ocurren en el cerebro, atribuidos al fenómeno del aprendizaje, podrían ser estimulados por ese método. Los resultados de este estudio mostraron que las investigaciones en el área de las neurociencias revelan que los procesos de plasticidad cerebral que intermedian los procesos de aprendizaje se potencian mediante actividades que incluyan los siguientes tres factores: desafío, variedad y no perfección, siendo que esos factores son considerados esenciales en la metodología del LifeKinetik. | spa |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Centro de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Educação em Questão | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Life Kinetik | por |
dc.subject | Neuroplasticidade | por |
dc.subject | Learning | eng |
dc.subject | Neuroplasticity | eng |
dc.subject | Aprendizaje | spa |
dc.subject | Neuroplasticidad | por |
dc.title | O método Life Kinetik® sob a perspectiva das neurociências e educação: uma análise teórica | pt_BR |
dc.title.alternative | The method Life Kinetik® from the point of view of neuroscience and education: a theoretical analysis | eng |
dc.title.alternative | El método LifeKinetik® desde la perspectiva de las neurociencias y la educación: un análisis teórico | spa |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.identifier.license | Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License | pt_BR |
dc.description.resumo | Métodos que combinam atividades motoras com atividades cognitivas sob o princípio de desafiar ao cérebro constantemente com novas combinações de atividades, aumentando permanentemente o seu grau de dificuldade, porém, sem exigir um domínio na execução, mostram-se promissores para o processo de ensino e aprendizagem. Um exemplo é o método do Life Kinetik (LK), desenvolvido por Lutz (2014). No presente estudo, objetivou-se, com base na literatura da área neurocientífica, analisar se os processos que ocorrem no cérebro, atribuídos ao fenômeno da aprendizagem, poderiam ser estimulados por esse método. Os resultados desse estudo mostraram que pesquisas, na área das neurociências, revelam que os processos de plasticidade cerebral que medeiam os processos de aprendizagem são potencializados mediante atividades que incluam três fatores-chave: desafio, variedade e não-perfeição, sendo que esses são considerados metodologia essencial do Life Kinetik. | pt_BR |
dc.description.local | Natal | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DED - Artigos de periódicos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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