Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9710
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dantas, Cássia Machado Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Schmitz, Heike | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-14T14:53:05Z | - |
dc.date.available | 2018-11-14T14:53:05Z | - |
dc.date.issued | 2016-04 | - |
dc.identifier.citation | DANTAS, C. M. R.; SCHMITZ, H. A formação do pedagogo com vistas à sua atuação em ambientes empresariais. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 124-139, jan./abr. 2016. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/95>. Acesso em: 14 nov. 2018. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2448-3583 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9710 | - |
dc.description.abstract | Companies are new fields of employment for educators, dedicated, for example, to training programs and professional development of their employees. But does the university education in pedagogy graduation courses offer a capacitation for these activities? The goal of this paper is to describe potential of the curriculum of the graduate studies in pedagogy at the Federal University of Sergipe to provide knowledge and skills to students in this field. Therefore was realized a scientific literature review and documental analysis with emphases on the pedagogical project of the course. As a result, it turns out that the focus of pedagogy graduation course is still the teaching processes for future teachers acting in schools. Furthermore, it becomes evident that, even base on the current content offered, there are opportunities to refer the content also for the corporate education.________________________________________________________________________________________________________________________________ | eng |
dc.description.abstract | Las empresas se convirtieron en uno de los campos de acción del pedagogo, dirigido, por ejemplo, para la planeación de programas de entrenamiento y desarrollo de los funcionarios de las empresas. Sin embargo, ¿la formación obtenida en cursos de pregrado y posgrado en Pedagogía capacitan al pedagogo para actuar en las empresas? Este estudio tiene por objetivo describir el potencial de la propuesta curricular del curso de Pedagogía de la Universidad Federal de Sergipe para proporcionar el conocimiento y las habilidades para que sus alumnos puedan actuar en ese campo. Se trata de una revisión de la literatura científica y un análisis documental con referencia principal al Proyecto Pedagógico del curso antes mencionado. Como resultados se destacan la docencia en escuelas como foco de la formación inicial del pedagogo y al mismo tiempo las posibilidades de ampliar su contenido para la pedagogía empresarial. | spa |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE) | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação & Formação | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | por |
dc.subject | Pedagogia empresarial | por |
dc.subject | Formação do pedagogo | por |
dc.subject | Pedagogy | eng |
dc.subject | Corporate education | eng |
dc.subject | Higher education for teachers | eng |
dc.subject | Pedagogía | spa |
dc.subject | Pedagogía empresarial | spa |
dc.subject | Formación del pedagogo | spa |
dc.title | A formação do pedagogo com vistas à sua atuação em ambientes empresariais | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.identifier.license | Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) | pt_BR |
dc.description.resumo | As empresas se tornaram um campo de atuação do pedagogo,voltado, por exemplo, para o planejamento de programas de Treinamento e Desenvolvimento de colaboradores de empresas. Mas a sua formação inicial em cursos de graduação em Pedagogia capacitam o pedagogo para atuar em empresas? Este estudo objetiva descrever o potencial da proposta curricular do curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe em prover de conhecimentos e habilidades o aluno para a atuação nesse campo. Trata-se de uma revisão de literatura científica e análise documental com referência principal ao Projeto Pedagógico do curso supracitado. Como resultados, destacou-se a docência em escolas como foco da formação inicial do pedagogo, bem como possibilidades de ampliar o seu conteúdo para a Pedagogia Empresarial. | pt_BR |
dc.description.local | Fortaleza | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DED - Artigos de periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FormacaoPedagogoAmbientesEmpresariais.pdf | 485,79 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.