Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9715
Tipo de Documento: Monografia
Título: Dobra e desdobra dos coletivos urbanos para ressignificação e ordenamento das cidades
Autor(es): Oliveira, Carolina Costa Déda
Data do documento: 14-Set-2018
Orientador: Souza, Fernando Antonio Santos de
Resumo: Os movimentos sociais na contemporaneidade se dobram e desdobram em coletivos culturalistas- identitários, organizados via novas tecnologias de comunicação. Eles ocupam os espaços públicos da cidades, conferindo-lhes novos usos e dinâmicas , mediante proposição de atividades que contrapõem o seu uso formal. A partir da compreensão da cidade como um aparelho disciplinar, sob a ótica das relações de poder trabalhadas por Michel Foucault e também com o objetivo de compreender a sua relação com o enfrentamento à ordem urbana capitalista, buscou-se abordar os coletivos urbanos no seu potencia de ressignificar os espaços onde atuam, conferindo resistência à lógica disciplinar que institui a rodem social das cidades. Nessa perspectiva, por intermédio da cartografia, método desenvolvido desenvolvido Gilles Deleuze e Felix Gatarri, analidou-se o potencial de resistência do "Sarau de Quebrada", construído pelo Coletivo "Entre Becos". Dessa maneira, reconheceu-se que o coletivo, apenas quando assume caráter de movimento social, conforme Alain Touraine, poderá assumir um viés revolucionário no sentido de promover mudanças estruturais na sociedade.
Palavras-chave: Arquitetura
Coletivos urbanos
Movimentos sociais
Espaços públicos
Comunicação na tecnologia
Cartografia
Poder disciplinar
Resistência
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DAU - Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Laranjeiras - Presencial
Citação: OLIVEIRA, Carolina Costa Déda. Dobra e desdobra dos coletivos urbanos para ressignificação e ordenamento das cidades. 2017. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo)-Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2017.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9715
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carolina_Costa_Déda_Oliveira.pdf14,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.