Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9717
Tipo de Documento: Monografia
Título: Narrativas do cotidiano e interdisciplinaridade: contribuição para o planejamento urbanístico: a experiência da Praça Silvio Garcez Vieira
Autor(es): Teodoro, Tatyane da Silva
Data do documento: 9-Fev-2018
Orientador: Souza, Fernando Antonio Santos de
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar a relação da interdisciplinaridade com a arquitetura e urbanismo tendo como objeto de estudo a intervenção urbana da Praça Silvio Garcez Vieira, localizada no Complexo Habitacional Taiçoca, realizada no ano de 2015, em Nossa Senhora do Socorro – SE. A intervenção na praça foi analisada como um acontecimento rizomático e cartográfico modelador do espaço urbano, envolvendo processos de resistência e apropriação do território da cidade pela comunidade. Para o desenvolvimento dos estudos, adotou-se como referência a interdisciplinaridade com viés antropológico, envolvendo as dimensões humana, cultural e política da cidade. Foram desenvolvidas pesquisas acerca do contexto urbano onde a praça está inserida, sobre teorias contemporâneas do planejamento urbanístico e foram investigadas as narrativas do cotidiano. Esse estudo permitiu entender a contribuição do processo de construção e apropriação da praça para o planejamento urbanístico, levando-se em conta cada discurso que evidenciou as lições da vida urbana e destacou a importância da interdisciplinaridade e das narrativas do cotidiano como forma de pensar o planejamento urbanístico, tendo em vista a produção de espaços mais democráticos e inclusivos, no lugar da concepção linear cartesiana e universalista que incorpora a noção de projeto como pensamento único para a arquitetura e urbanismo.
Palavras-chave: Arquitetura
Planejamento urbano
Espaço (Arquitetura)
Vida urbana
Comunidades
Nossa Senhora do Socorro (SE)
Praças
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DAU - Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Laranjeiras - Presencial
Citação: TEODORO, Tatyane da Silva. Narrativas do cotidiano e interdisciplinaridade: contribuição para o planejamento urbanístico: a experiência da Praça Silvio Garcez Vieira. 2018. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo)-Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2018.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9717
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tatyane_Silva_Teodoro.pdf6,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.