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dc.contributor.authorSchmitz, Heike-
dc.contributor.authorSouza, Maria Celeste Reis Fernandes de-
dc.date.accessioned2018-11-16T20:11:27Z-
dc.date.available2018-11-16T20:11:27Z-
dc.date.issued2016-08-
dc.identifier.citationSCHMITZ, H.; SOUZA, M. C. R. F. de. Reflexões sobre possíveis critérios de qualidade da escola em tempo integral. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 27, n. 65, p. 552-581, maio/ago. 2016. Disponível em: <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/3661>. Acesso em: 16 nov. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn1984-932X-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9719-
dc.description.abstractEste texto se inserta en el escenario de debates sobre la educación integral/tiempo integral, que ha sido objeto de atención en Brasil en los últimos años. El análisis problematiza los límites de las actuales evaluaciones externas de gran escala para verificar la calidad de la escuela en tiempo integral. El objetivo del artículo es el de reflexionar sobre una posible sistematización de criterios de calidad de la escuela en tiempo integral, con miras a evaluar su eficacia. Los argumentos fueron construidos a partir de una revisión de la literatura científica, del análisis documental y del análisis secundario de investigaciones, predominantemente de cuño cualitativo, y toma como referencia las contribuciones de Holtappels, en diálogo con estudios sobre la ampliación de la jornada escolar en Brasil. Las conclusiones señalan que el modelo presentado puede contribuir como herramienta heurística para orientar el desarrollo organizativo de la escuela.________________________________________________________________________________________________________________________________spa
dc.description.abstractThis paper focuses on the debates concerning full time-education, which has been subject of attention in Brazil in recent years. The analysis discusses the limits of current large-scale external assessments to check the quality of full-time schools. The objective of this article is to reflect on a possible criteria systematization concerning the quality of full-time schools, in order to assess their effectiveness. The arguments were based on a review of the scientific literature, documentary analysis and secondary research analysis, mainly of qualitative nature, and take as reference Holtappels’ contributions, as well as studies about the expansion of the school day in Brazil. The findings indicate that the model presented may contribute as a heuristic tool to guide the schools’ organizational development.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação Carlos Chagaspt_BR
dc.relation.ispartofEstudos em Avaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectAvaliação da educaçãopor
dc.subjectEducação em tempo integralpor
dc.subjectEducação integralpor
dc.subjectQualidadepor
dc.subjectEvaluación de la educaciónspa
dc.subjectEducación en tiempo integralspa
dc.subjectEducación integralspa
dc.subjectCalidadspa
dc.subjectAssessment of educationeng
dc.subjectFull-time educationeng
dc.subjectIntegral educationeng
dc.subjectQualityeng
dc.titleReflexões sobre possíveis critérios de qualidade da escola em tempo integralpt_BR
dc.title.alternativeReflexiones sobre posibles criterios de calidad de la escuela en tiempo integralspa
dc.title.alternativeReflections on possible quality criteria for full-time schoolseng
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseLicença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial"pt_BR
dc.description.resumoEste texto se insere no cenário de debates sobre a educação integral/ tempo integral, que tem sido objeto de atenção no Brasil nos últimos anos. A análise problematiza os limites das atuais avaliações externas de larga escala para verificar a qualidade da escola em tempo integral. O objetivo do artigo é refletir sobre uma possível sistematização de critérios de qualidade da escola em tempo integral, com vistas a avaliar a sua eficácia. Os argumentos foram construídos a partir de uma revisão da literatura científica, de análise documental e de análise secundária de pesquisas, predominantemente de cunho qualitativo, e toma como referência as contribuições de Holtappels, em diálogo com estudos sobre a ampliação da jornada escolar no Brasil. As conclusões apontam que o modelo apresentado pode contribuir como ferramenta heurística para nortear o desenvolvimento organizacional da escola.pt_BR
dc.description.localSão Paulo, SPpt_BR
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