Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9739
Tipo de Documento: Monografia
Título: Formação de Técnico em Secretaria Escolar : o caso do Profuncionário
Autor(es): Silva, Cláudia Barreto
Data do documento: 23-Mar-2018
Orientador: Silva, Manuela Ramos da
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo o Curso PROFUNCIONÁRIO, formação específica de Técnico em Secretaria Escolar. Tendo como objetivo principal analisar a contribuição da formação específica de Técnico em Secretaria Escolar, ofertada pelo curso PROFUNCIONÁRIO, para a prestação de serviço adequada e de qualidade para a gestão escolar, já que os mesmos serão coadjuntor do gestor público. Para tanto, foi identificado, as competências e as atribuições dos profissionais que atuam nas secretarias das escolas públicas, foi analisado o programa de formação específica de Técnico em Secretaria Escolar, já que os mesmos além de secretários atuam também como educadores não-docente e verificou-se a relação teórica e prática voltada a atuação do Técnico em Secretaria Escolar, fazendo um levantamento bibliográfico e documental sobre o tema. Partindo do pressuposto de que esses profissionais irão interferir no cotidiano, na maneira de pensar do aluno, de modo a influenciar no domínio do comportamento humano, surge o questionamento: Qual a contribuição da formação especifica de técnico em secretaria escolar ofertada pelo PROFUNCIONÁRIO para prestação de serviço adequada e de qualidade para a gestão escolar? Verificou-se que os secretários escolares de Aracaju estão atuando na rede pública sem a formação específica trazida pelo curso PROFUNCIONÁRIO, mas havendo uma ocupação de profissionais em nível superior de outras formações, principalmente na área da licenciatura, devido a isso, foi encontrado no perfil desses profissionais poucas das competências esperadas após formação e capacitação através do PROFUNCIONÁRIO, apesar de utilizarem com muita frequência as atribuições específicas dos profissionais formados e capacitados, sendo assim, fica comprometido à garantia da prestação de serviço adequada e de qualidade
Abstract: This research has as object of study the Course PROFUNCIONÁRIO, specific training of Technician in School Secretary. Its main objective is to analyze the contribution of the specific training of Technician in School Secretary offered by the PROFESSIONAL course, to provide adequate and quality service for school management, since they will be coadjuntor of the public manager. To that end, it was identified the competencies and attributions of the professionals who work in the public school secretariats, the specific training program of Technical in School Secretary was analyzed, since the same besides secretaries also act as non-teaching educators and verified the theoretical and practical relationship directed to the performance of the Technician in School Secretary, making a bibliographical and documentary survey on the subject. Based on the assumption that these professionals will interfere in the daily, in the way of thinking of the student, in order to influence the human behavior domain, the question arises: What is the contribution of the specific training of technician in the school secretary offered by PROFESSIONAL to provide adequate service and quality for school management? It was verified that the school secretaries of Aracaju are acting in the public network without the specific training brought by the PROFESSIONAL course, but having an occupation of professionals in a higher level of other formations, mainly in the area of the licenciatura, due to this, was found in the profile of these professionals few of the skills expected after training and qualification through PROFESSIONAL, although they often use the specific attributions of trained and qualified professionals, and thus, is committed to ensuring the provision of adequate service and quality
Palavras-chave: Secretariado Executivo
Ensino de secretariado executivo
ProFuncionário
Técnico em secretaria escolar
Gestão escolar
Technician in School Secretary
School Management
Gestão de documentos
área CNPQ: OUTROS::SECRETARIADO EXECUTIVO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DSE - Departamento de Secretariado Executivo – São Cristóvão - Presencial
Citação: Silva, Cláudia Barreto. Formação de Técnico em Secretaria Escolar : o caso do ProFuncionário. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (bacharelado em Secretariado Executivo) – Departamento de Secretariado Executivo, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9739
Aparece nas coleções:Secretariado Executivo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Claudia_Barreto_Silva.pdf786,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.