Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9755
Tipo de Documento: Monografia
Título: Morar no centro histórico de Laranjeiras (SE): investigação da inter-relação pessoa ambiente
Autor(es): Moura, Jissely da Silva
Data do documento: 9-Fev-2018
Orientador: Pereira, Márcio da Costa
Resumo: Diversos conjuntos arquitetônicos, urbanísticos e paisagísticos são tombados pelo IPHAN no Brasil, ou seja, são reconhecidos legalmente como patrimônio nacional pela cultura e pela história que carregam. Em muitos casos, esses sítios históricos encontram-se inseridos em centros de cidades, em meio a dinâmica do dia-a-dia da comunidade local. É o caso de Laranjeiras-SE, rica em cultura e arquitetura que conta a sua história desde o início das primeiras ocupações. Mas como vivem os moradores dessa área de tombamento? Como se percebem nesse contexto e qual importância para suas vidas tal título? Quais possíveis consequências existem em relação a manutenção das moradias? É importante ressaltar que embora vivam em um lugar antigo, essas pessoas possuem necessidades atualizadas que precisam ser supridas. Este trabalho exemplifica, por meio do estudo dos moradores e moradias do centro histórico de Laranjeiras, a importância de considerar, nos projetos e/ou intervenções de arquitetura, mais do que os aspectos físicos e funcionais, a dimensão psicológica do indivíduo, uma vez compreendida as interações que ocorrem entre a pessoa e o ambiente. Para tanto, fundamenta-se em conceitos que perpassam a Arquitetura (Habitabilidade, Adequação ao uso) e a Psicologia (Apego ao lugar, Apropriação do espaço).
Palavras-chave: Arquitetura
Patrimônio histórico
Laranjeiras (SE)
Sítios históricos
Psicologia ambiental
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DAU - Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Laranjeiras - Presencial
Citação: MOURA, Jissely da Silva. Morar no centro histórico de Laranjeiras (SE): investigação da inter-relação pessoa ambiente. 2018. 122 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo)-Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2018.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9755
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jissely_Silva_Moura.pdf4,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.