Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9772
Document Type: Monografia
Title: Formação continuada de professores : estudo acerca da participação dos supervisores pedagógicos do CODAP no subprojeto Educação Física PIBID/UFS
Authors: Gomes, Sirleia Pereira Silva
Issue Date: 18-Jul-2018
Advisor: Santos, Luiz Anselmo Menezes
Resumo : A Formação Continuada é um dos caminhos para a atualização profissional dos professores em exercicio, ela é essencial para uma melhor qualidade de ensino na Educação Básica e valorização profissional do docente. É nesse processo de qualificação onde são formatados novos métodos didáticos e novas abordagens para trabalhar o ensinar no processo ensinoaprendizagem. O PIBID é um programa que promove a inserção dos graduandos em licenciatura no contexto das escolas públicas para que desenvolvam práticas e atividades didático-pedagógicas. Nesse trabalho de monografia iremos investigar o programa PIBID como um meio de Formação Continuada dos Supervisores Pedagógicos, observando o planejamento e os métodos trabalhados no processo de ensino-aprendizagem do Componente Curricular Educação Física do CODAP. Foi utilizada como metodologia a pesquisa descritiva qualitativa com o propósito de investigar a partir das respostas dos supervisores pedagógicos do eixo II da Educação Física, qual a influência do programa PIBID/UFS em seu crescimento e valorização profissional. Colaboraram com a pesquisa quatro professores do ensino fundamental do Colégio de Aplicação (CODAP/UFS), sendo estes os supervisores pedagógicos do referido programa. Foram utilizados como instrumento da pesquisa quatro perguntas para direcionar a entrevista gravada em áudio e posteriormente transcrita. Ante os dados, após as análises e discussões, a principal conclusão foi de que o Programa PIBID, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), é um meio de atualização profissional que fornece subsídios fundamentados à valorização profissional, bem como fomenta uma melhor qualidade de ensino para a disciplina Educação Física. Portanto, consideramos o PIBID como um programa relevante para a atualização profissional, pois há interação e troca mútuas de conhecimentos, de experiências entre os envolvidos, tais como os supervisores pedagógicos, coordenadores e os alunos da graduaçao, bem como possibilita a reflexão das práticas docente, enriquecendo assim as metodologias didático-pedagógicas do processo de ensino-aprendizagem para a disciplina Educação Física Escolar
Abstract: Continuing Education is one of the paths for the professional updating of teachers in the exercise, it is essential for a better quality of teaching in Basic Education and professional appreciation of the teacher. It is in this process of qualification that new teaching methods and new approaches to teaching are taught in the teaching-learning process. The PIBID is a program that promotes the insertion of graduates in undergraduate programs in the context of public schools to develop didactic pedagogical practices and activities. In this work of monograph, we will investigate the PIBID program as a means of Continuing Education of Pedagogical Supervisors, observing the planning and the methods worked in the teachinglearning process of the Physical Education Curricular Component of CODAP. The qualitative descriptive research was used as a methodology for the purpose of investigating the responses of pedagogical supervisors of axis II of Physical Education, what is the influence of the PIBID/UFS program in its growth and professional appreciation. Four primary teachers of the College of Applied Collaboration (CODAP / UFS) collaborated with the research, being these the pedagogical supervisors of said program. Four questions were used as a research tool to direct the interview recorded in audio and later transcribed. Given the data, after the analyzes and discussions, the main conclusion was that the PIBID Program, funded by the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), is a means of professional updating that provides substantiated subsidies for professional valuation, as well as promotes a better teaching quality for the Physical Education discipline. Therefore, we consider PIBID as a relevant program for professional updating, since there is interaction and mutual exchange of knowledge, experiences among those involved, such as pedagogical supervisors, coordinators and graduation students, as well as the reflection of the teaching practices, thus enriching the didactic-pedagogical methodologies of the teaching-learning process for the Physical Education School discipline
Keywords: Educação Física
Ensino de educação física
Formação continuada
Valorização docente
PIBID
Colégio de Aplicação da UFS (CODAP)
Ensino médio
Continuing education
Teacher appreciation
School Physical Education
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DEF - Departamento de Educação Física – São Cristóvão - Presencial
Citation: Gomes, Sirleia Pereira Silva. Formação continuada de professores : estudo acerca da participação dos supervisores pedagógicos do CODAP no subprojeto Educação Física PIBID/UFS. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (licenciado em Educação Física) – Departamento de Educação Física, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9772
Appears in Collections:Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sirleia_Pereira_Silva_Gomes.pdf1,52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.