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dc.contributor.authorJesus, Gardilene Cardoso de-
dc.date.accessioned2018-11-22T12:42:02Z-
dc.date.available2018-11-22T12:42:02Z-
dc.date.issued2018-09-20-
dc.identifier.citationJesus, Gardilene Cardoso de. Jogos e brincadeiras de ecopedagogia para a ecomotricidade : uma intervenção no Projeto Estrelas do Mar. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (licenciado em Educação Física) – Departamento de Educação Física, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9774-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectEnsino de educação físicapor
dc.subjectJogos e brincadeiraspor
dc.subjectEcomotricidadepor
dc.subjectEducação ambiental críticapor
dc.subjectProjeto Estrela do Marpor
dc.titleJogos e brincadeiras de ecopedagogia para a ecomotricidade : uma intervenção no Projeto Estrelas do Marpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Cae-
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo principal analisar como jogos e brincadeiras podem contribuir para propostas ecopedagógicas, sob uma perspectiva de educação ambiental crítica. A abordagem metodológica trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva. Uma pesquisa de campo, cujo instrumento de produção e coleta de dados concretizou-se através de pesquisa teórica, intervenções ecopedagógicas e entrevista semiestruturada com perguntas abertas. O lócus da pesquisa foi o Projeto Estrelas do Mar, local propício à realização da presente proposta pedagógica, uma vez que as atividades do projeto acontecem à beira mar, em contato direto com a natureza. O projeto funciona sob uma dinâmica filantrópica, que trabalha a inclusão social por meio do desenvolvimento de diversas atividades lúdicas, recreativas e também através da prática esportiva do bodyboarding e da capoeira, atividades que tem sido oferecidas p/ pessoas com e sem deficiências há sete anos. O grupo participante das intervenções é formado por crianças, jovens e adultos de uma faixa-etária variada constituindo um extenso grupo misto. No que tange à análise dos dados a pesquisa teve a colaboração de cinco participantes das intervenções que demonstraram interpretar os jogos e brincadeiras por um viés do desenvolvimento motor, demonstrando pouco envolvimento com as questões referentes à Educação Ambiental, bem como ao relacionamento e contato com o movimento intencional com/na natureza como sugere o conceito de ecomotricidade, do movimento do ser humano motivado, primordialmente, pela interação com o meio ambiente. Identifiquei nos discursos a predominância de uma visão pragmática, objetiva, racional técnica, contrária à união entre a sensibilidade e a razão na interpretação da propostapt_BR
dc.publisher.departmentDEF - Departamento de Educação Física – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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