Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9774
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Jesus, Gardilene Cardoso de | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-22T12:42:02Z | - |
dc.date.available | 2018-11-22T12:42:02Z | - |
dc.date.issued | 2018-09-20 | - |
dc.identifier.citation | Jesus, Gardilene Cardoso de. Jogos e brincadeiras de ecopedagogia para a ecomotricidade : uma intervenção no Projeto Estrelas do Mar. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (licenciado em Educação Física) – Departamento de Educação Física, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9774 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | por |
dc.subject | Ensino de educação física | por |
dc.subject | Jogos e brincadeiras | por |
dc.subject | Ecomotricidade | por |
dc.subject | Educação ambiental crítica | por |
dc.subject | Projeto Estrela do Mar | por |
dc.title | Jogos e brincadeiras de ecopedagogia para a ecomotricidade : uma intervenção no Projeto Estrelas do Mar | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Cae | - |
dc.description.resumo | O presente estudo teve como objetivo principal analisar como jogos e brincadeiras podem contribuir para propostas ecopedagógicas, sob uma perspectiva de educação ambiental crítica. A abordagem metodológica trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva. Uma pesquisa de campo, cujo instrumento de produção e coleta de dados concretizou-se através de pesquisa teórica, intervenções ecopedagógicas e entrevista semiestruturada com perguntas abertas. O lócus da pesquisa foi o Projeto Estrelas do Mar, local propício à realização da presente proposta pedagógica, uma vez que as atividades do projeto acontecem à beira mar, em contato direto com a natureza. O projeto funciona sob uma dinâmica filantrópica, que trabalha a inclusão social por meio do desenvolvimento de diversas atividades lúdicas, recreativas e também através da prática esportiva do bodyboarding e da capoeira, atividades que tem sido oferecidas p/ pessoas com e sem deficiências há sete anos. O grupo participante das intervenções é formado por crianças, jovens e adultos de uma faixa-etária variada constituindo um extenso grupo misto. No que tange à análise dos dados a pesquisa teve a colaboração de cinco participantes das intervenções que demonstraram interpretar os jogos e brincadeiras por um viés do desenvolvimento motor, demonstrando pouco envolvimento com as questões referentes à Educação Ambiental, bem como ao relacionamento e contato com o movimento intencional com/na natureza como sugere o conceito de ecomotricidade, do movimento do ser humano motivado, primordialmente, pela interação com o meio ambiente. Identifiquei nos discursos a predominância de uma visão pragmática, objetiva, racional técnica, contrária à união entre a sensibilidade e a razão na interpretação da proposta | pt_BR |
dc.publisher.department | DEF - Departamento de Educação Física – São Cristóvão - Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Educação Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gardilene_Cardoso_Jesus.pdf | 6,53 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.