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dc.contributor.authorSacramento, Adriano Lima-
dc.date.accessioned2018-11-26T13:58:02Z-
dc.date.available2018-11-26T13:58:02Z-
dc.date.issued2018-09-21-
dc.identifier.citationSacramento, Adriano Lima. O mundo sobre o “carrinho” : relações ser humano-mundo a partir de vivências do skate. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (licenciatura em Educação Física) – Departamento de Educação Física, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9818-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectEnsino de educação físicapor
dc.subjectFisiologia humanapor
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectEsportepor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectSkatepor
dc.titleO mundo sobre o “carrinho” : relações ser humano-mundo a partir de vivências do skatept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Cae-
dc.description.resumoEste trabalho investiga o fenômeno skate em Aracaju, visto suas condições estruturais, climáticas e geográficas propícias à prática. O estudo busca identificar e analisar as relações construídas pelo skatista na natureza através de suas experiências com o skate, considerando que a prática originalmente é advinda das ruas. A coleta dos dados foi realizada com 4 indivíduos no Cara de Sapo Skatepark, na Orla de Atalaia, através do viés fenomenológico. O corpus foi constituído por um conjunto de métodos sequenciais: entrevistas com roteiro pré-estruturado; diálogo sobre as entrevistas, autodescrição em narrativa do sujeito participante; descrição do sujeito participante por terceiros; análise de perfis sociais do sujeito participante; narrativas do entrevistado sobre suas vivências na natureza; etnografias em movimento; glossário de expressões; diários de campo; e autonarrativas do pesquisador. A partir da análise desse corpus foram destacadas as unidades de sentido e emergiram 7 categorias para as enquadrar: Relação com meio ambiente/natureza; Relações com a brincadeira, jogo e esporte; Risco; aventura; radical; Benefícios e sensações positivas; Relação sentimental; Opção de lazer; Cultura e identidade. Analisando as categorias ficou evidenciado as dimensões que o skate toma na vida do skatista ativo, o qual acaba absorvendo inúmeros valores da própria relação espaço-temporal da prática, como humildade e persistência, que, ao serem incorporados ao estilo de vida, geram uma maneira própria de vivenciar o mundo a partir de uma percepção relacional dos elementos usuais da cidade, que se tornam obstáculos para mandar manobraspt_BR
dc.publisher.departmentDEF - Departamento de Educação Física – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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