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dc.contributor.authorPereira, Tassio Fernandes Fontes-
dc.date.accessioned2018-11-26T14:08:45Z-
dc.date.available2018-11-26T14:08:45Z-
dc.date.issued2018-08-11-
dc.identifier.citationPereira, Tassio Fernandes Fontes. Os critérios de validade, objetividade e confiabilidade em métodos de avaliação motora : uma revisão de Literatura segundo periódicos da área. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (licenciatura em Educação Física) – Departamento de Educação Física, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9821-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectEnsino de educação físicapor
dc.subjectAvaliação motorapor
dc.subjectLimitações físicapor
dc.titleOs critérios de validade, objetividade e confiabilidade em métodos de avaliação motora : uma revisão de literatura segundo periódicos da áreapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Renato Izidoro-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo verificar a presença dos critérios de validade, objetividade e confiabilidade em estudos publicados em três periódicos da educação física. Para o desenvolvimento da pesquisa procuramos abordar resumidamente o conceito de avaliação motora e temas relacionados ao mesmo, como por exemplo aprendizagem e desenvolvimento motor, em seguida introduzimos na discussão nosso objeto de estudo; os critérios de validade, objetividade e confiabilidade, critérios estes que são determinantes para se conceber um bom método de avaliação motora. No plano metodológico, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, na qual foi utilizada como fonte de pesquisa artigos científicos publicados em revistas eletrônicas da área que apresentaram como tema principal métodos de avaliação motora. Os artigos investigados foram separados em três termos bastante debatidos na área: escola, crianças e esporte. Também mencionamos neste trabalho limitações citadas pelos autores mediante aplicação dos testes motores, ou seja, dificuldades encontradas para realizar os estudos. Por fim, analisamos os dados coletados e concluímos que a maioria dos artigos explicitaram ao menos um dos critérios, porém apenas dois conceituaram-nos, o que atrapalha a compreensão do significado dos mesmos. O critério de validade foi o mais exposto pelos autores e o termo esporte foi o que mais expôs critérios além de conceituá-los. Neste sentido, nosso trabalho monográfico oportuniza o surgimento de novas pesquisas a serem realizadas por estudantes e profissionais da área que trabalham com avaliação motora, por meio da identificação dos critérios (investigar como o critério foi avaliado, o porquê da utilização de determinado teste, se as avaliações sofreram adaptações para serem aplicadas em uma situação diferente da original) e das limitações gerais encontradas, verificando o que poderia ser melhorado nos estudos e que transformações poderiam ser feitas para superar estas limitaçõespt_BR
dc.publisher.departmentDEF - Departamento de Educação Física – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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