Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9823
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantana, José Rodrigo de Carvalho-
dc.date.accessioned2018-11-26T14:14:20Z-
dc.date.available2018-11-26T14:14:20Z-
dc.date.issued2018-08-27-
dc.identifier.citationSantana, José Rodrigo de Carvalho. Xadrez escolar e suas didáticas de ensino : uma revisão de literatura. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (licenciatura em Educação Física) – Departamento de Educação Física, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9823-
dc.description.abstractThe main objective of this work is to study the didactic guidelines for teaching chess in the school context, according to periodical publications of Physical Education. To this end, we establish the following specific goals in order to achieve our main purpose, which guide the organization of this monograph by chapters, in addition to the introduction and final considerations: i) identify aspects of academic relevance of chess; ii) carry out a theoretical-conceptual study on the teaching of chess; iii) to construct a bibliographic research methodology adequate for the collection and analysis of data from scientific journals; iv) analyze the content of publications based on the categories raised in the theoretical-conceptual framework; v) interpret the standards and differences between publications, based on the results of the analysis. The results obtained were the most mentioned categories in the teaching and the existence of very few works that report how the game should be taught in the school which opens the subject for new researcheseng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectEnsino de educação físicapor
dc.subjectXadrezpor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectChesseng
dc.subjectDidacticseng
dc.subjectTeachingeng
dc.titleXadrez escolar e suas didáticas de ensino : uma revisão de literaturapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Renato Izidoro da-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo geral estudar as orientações didáticas para o ensino do xadrez no âmbito escolar, segundo publicações periódicas da Educação Física. Para tanto, estabelecemos as seguintes metas específicas a fim de atingir nosso principal intuito, sendo que as mesmas orientam a organização desta monografia por capítulos, além da introdução e das considerações finais: i) identificar os aspectos de relevância acadêmica do xadrez; ii) realizar um estudo teórico-conceitual sobre o ensino de xadrez; iii) construir uma metodologia de pesquisa bibliográfica adequada à coleta e análise de dados oriundos de periódicos científicos; iv) analisar o conteúdo das publicações com base nas categorias levantadas no referencial teórico-conceitual; v) interpretar os padrões e as diferenças entre as publicações, com base nos resultados da análise. Os resultados obtidos foram as categorias mais mencionadas no ensino e a existência de pouquíssimos trabalhos que relatam como deve ser lecionado o jogo na escola o que abre tema para novas pesquisaspt_BR
dc.publisher.departmentDEF - Departamento de Educação Física – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jose_Rodrigo_Carvalho_Santana.pdf635,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.