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Tipo de Documento: Monografia
Título: Realidade e possibilidades do ensino da Educação Física na rede de educação infantil do município de Aracaju/SE : contribuições da abordagem críticosuperadora, da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico cultural
Autor(es): Morais, Breno Nóbrega de
Data do documento: 18-Set-2018
Orientador: Alves, Melina Silva
Resumo: A presente pesquisa apresenta-se como uma produção acerca do tema Educação Física e Educação Infantil. Objetiva investigar a realidade e as possibilidades do ensino deste componente curricular, neste ciclo de escolarização ofertado pela rede pública de ensino do município de Aracaju (SE). Sua fundamentação teórica sustentase nos princípios basilares da Psicologia Histórico-Cultural, Pedagogia Histórico- Crítica e da Abordagem de ensino Crítico-Superadora. O acúmulo nessa tríade (concepção do desenvolvimento humano, teoria pedagógica, e abordagem específica de ensino) permite que suas proposições estejam alinhadas aos interesses da classe trabalhadora e do projeto histórico socialista como horizonte estratégico. Esse estudo ancora-se no método Materialista Histórico-Dialético, pertence ao campo de investigação educacional e tem caráter qualitativo com enfoque dialético. Compreende uma revisão de literatura, com obras de autores clássicos e contemporâneos que tratam das temáticas centrais que embasam esta pesquisa. Utiliza-se da coleta e análise de dados, tomando como referência, a proposta pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), que orienta o ensino para a Educação Infantil, assim como, uma entrevista semiestruturada com a Coordenadoria de Educação Infantil desta instituição (COEDI/SEMED). O conjunto desta coleta/análise possibilita a leitura da realidade educacional do município de Aracaju (SE) e identifica uma perspectiva de inserção do professor de Educação Física na rede de educação infantil desta cidade. De forma geral, permitiu-se identificar o atual cenário político-educacional na educação infantil e apresentar bases teórico-metodológicas do trato com o conhecimento da cultura corporal, considerando as especificidades do trabalho pedagógico com as crianças de 0-6 anos e a importância do ensino deste conhecimento de maneira sistematizada e articulada
Abstract: This research is presented as a production about Physical Education and Early Childhood Education. Aims to investigate the reality and possibilities of teaching this curricular component, in this cycle of schooling offered by the public school of the city of Aracaju (SE). The theoretical foundation is based on the basic principles of Historical-Cultural Psychology, Historical-Critical Pedagogy and the Critical- Overcoming Teaching Approach. The accumulation in this triad (conception of human development, pedagogical theory and specific teaching approach) allows its propositions to be aligned with the interests of the working class and the socialist historical project as a strategic horizon. This study is anchored in the Materialist Historical-Dialectic method, belongs to the field of educational research and has a qualitative character with a dialectical approach. It comprises a literature review of classic and contemporary authors which deal with the central themes that underlie this research. Data and analysis collection are used, taking as reference the pedagogical proposal of the Municipal Education Department (SEMED), which guides the teaching of Early Childhood Education, as well as a semi-structured interview with the Coordination of Early Childhood Education of this institution (COEDI/SEMED). The set of this collection / analysis makes possible the assessment.of the educational reality of the city of Aracaju (SE) and identifies a perspective of insertion of the Physical Education teacher in the education system of this city. In general, it was possible to identify the current political-educational scenario in early childhood education and to present theoretical-methodological bases of the treatment of the knowledge of the body culture, considering the specificities of the pedagogical work with children between 0 - 6 years and the importance of teaching this knowledge in a systematized and articulated way
Palavras-chave: Educação Física
Ensino de educação física
Educação infantil
Desenvolvimento humano
Cultura corporal
Physical education
Child education
Childhood
Human development
Body culture
área CNPQ: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DEF - Departamento de Educação Física – São Cristóvão - Presencial
Citação: Morais, Breno Nóbrega de. Realidade e possibilidades do ensino da Educação Física na rede de educação infantil do município de Aracaju/SE : contribuições da abordagem crítico-superadora, da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico cultural. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (licenciatura em Educação Física) – Departamento de Educação Física, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9824
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