Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9911
Document Type: Dissertação
Title: Dó-ré-mi-fé : o consumo de música entre os jovens da igreja Sara Nossa Terra em Aracaju, Sergipe
Authors: Barreto, Fábio Vivas de Souza
Issue Date: 21-Jun-2018
Advisor: Felizola, Matheus Pereira Mattos
Resumo : O avanço das correntes religiosas neopentecostais no Brasil, abrangendo cerca de 25,5% da população, segundo o último censo do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2010), fez emergir uma nova classe consumidora, cujas crenças podem acabar interferindo nas suas decisões por consumir ou não determinado produto. No universo da fé, os evangélicos neopentecostais destacam-se não apenas pelo fervor com que professam seus credos, mas também pela retidão com que conduzem suas posturas diante das mais variadas situações, sempre pautados pelos ditos ensinamentos da palavra de Deus. Neste ínterim, entende-se a música como elemento de alteridade e pertencimento do público jovem, assim como instrumento de evangelização. Desse modo, pretendeu-se apreender como e quais são as escolhas musicais dos jovens seguidores da Igreja Sara Nossa Terra entre o universo gospel e não-gospel, compreendendo se há ou não a interferência dos seus preceitos religiosos nestas escolhas. Como modelo de análise, foi utilizado o Encoding and Decoding de Stuart Hall (1973), no que concerne às vertentes de representação, identidade e consumo. Foram usados ainda, para análise, os preceitos de Max Weber (2014) e Pierre Bordieu (2015), sob o viés de análise de recepção de Néstor Canclíni (1990) e Jésus Martín-Barbero (2003), além de Immacolata Lopes (1993), Nilda Jacks, e Elisa Piedras (2008). Este estudo propõe a construção de uma rede semântica que se proponha a compreender a interferência da religião nas escolhas musicais dos indivíduos. Como procedimento metodológico, utilizou-se a realização de entrevistas e a amostragem por meio da saturação teórica, alcançando um estrato de repetição de respostas que, estatisticamente, induz a uma visão geral do universo pesquisado. Esta pesquisa concluiu, corroborando uma de suas hipóteses, que a atmosfera religiosa neopentecostal acaba por influenciar sim os indivíduos, mesmo que estes mantenham uma posição firme de negativa desta prerrogativa.
Keywords: Comunicação
Religião
Aracaju
Bens de consumo
Música
Música e juventude
Consumo evangélico
Neopentecostais
Subject CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Program Affiliation: Pós-Graduação em Comunicação
Citation: BARRETO, Fábio Vivas de Souza. Dó-ré-mi-fé : o consumo de música entre os jovens da igreja Sara Nossa Terra em Aracaju, Sergipe. 2018. 79 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9911
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FABIO_VIVAS_SOUZA_BARRETO.pdf7,08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.