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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSantos, Waleska da Graça-
dc.contributor.authorGois, Gisela Reis de-
dc.date.accessioned2018-12-01T00:37:31Z-
dc.date.available2018-12-01T00:37:31Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSANTOS, W. da G.; GOIS, G. R. de. A identidade negra na obra The Bluest Eye: dualidade entre Pecola e Claudia. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 3., 2015, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2016. p. 260-272.pt_BR
dc.identifier.issn2236-2061-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9993-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherLINC/UFSpt_BR
dc.relation.ispartofAnais Eletrônicos do III SEFELI, v. 3, 2016pt_BR
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectLiteratura estadunidensepor
dc.subjectIdentidade negrapor
dc.subjectThe bluest eye (Romance)por
dc.subjectRepresentaçãopor
dc.subjectToni Morrisonpor
dc.titleA identidade negra na obra The Bluest Eye: dualidade entre Pecola e Claudiapt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editorpt_BR
dc.description.resumoSituada na literatura norte-americana em meados do século XX, a obra The Bluest Eye, de Toni Morrison, mostra através do olhar infantil a posição do negro e de que forma a ausência de representação interferiu na formação da identidade negra americana. Tendo como foco o olhar do sujeito estereotipado presente em toda a obra, este artigo tem como propósito analisar a construção da identidade deste sujeito, através dos dois vieses do preconceito abordado na obra, o intrínseco e o extrínseco, estes representados nas vozes de Pecola e Claudia, personagens centrais da obra em análise. Para tanto, a metodologia adotada para a elaboração deste artigo é a leitura e seleção de fragmentos da obra que corroborem com a posição de subordinado do negro e quais artifícios a autora fez uso para questionar a dualidade ―colonizador versus colonizado‖ na obra. Então, far-se-á um estudo comparado da obra supracitada com os estudos dos teóricos Homi Bhabha (1998), Stuart Hall (2003) e Frantz Fanon (2008).pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: III Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

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