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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9993
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Waleska da Graça | - |
dc.contributor.author | Gois, Gisela Reis de | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-01T00:37:31Z | - |
dc.date.available | 2018-12-01T00:37:31Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, W. da G.; GOIS, G. R. de. A identidade negra na obra The Bluest Eye: dualidade entre Pecola e Claudia. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 3., 2015, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2016. p. 260-272. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2236-2061 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9993 | - |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | LINC/UFS | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais Eletrônicos do III SEFELI, v. 3, 2016 | pt_BR |
dc.subject | Literatura | por |
dc.subject | Literatura estadunidense | por |
dc.subject | Identidade negra | por |
dc.subject | The bluest eye (Romance) | por |
dc.subject | Representação | por |
dc.subject | Toni Morrison | por |
dc.title | A identidade negra na obra The Bluest Eye: dualidade entre Pecola e Claudia | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor | pt_BR |
dc.description.resumo | Situada na literatura norte-americana em meados do século XX, a obra The Bluest Eye, de Toni Morrison, mostra através do olhar infantil a posição do negro e de que forma a ausência de representação interferiu na formação da identidade negra americana. Tendo como foco o olhar do sujeito estereotipado presente em toda a obra, este artigo tem como propósito analisar a construção da identidade deste sujeito, através dos dois vieses do preconceito abordado na obra, o intrínseco e o extrínseco, estes representados nas vozes de Pecola e Claudia, personagens centrais da obra em análise. Para tanto, a metodologia adotada para a elaboração deste artigo é a leitura e seleção de fragmentos da obra que corroborem com a posição de subordinado do negro e quais artifícios a autora fez uso para questionar a dualidade ―colonizador versus colonizado‖ na obra. Então, far-se-á um estudo comparado da obra supracitada com os estudos dos teóricos Homi Bhabha (1998), Stuart Hall (2003) e Frantz Fanon (2008). | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | III Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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IdentidadeNegraBluestEye.pdf | 230,09 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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