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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantana, Thais São Pedro de-
dc.contributor.authorMatos, Doris Cristina da Silva-
dc.contributor.editorZacchi, Vanderlei José-
dc.contributor.editorGadioli, Igor-
dc.date.accessioned2018-12-03T13:10:56Z-
dc.date.available2018-12-03T13:10:56Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSANTANA, T. S. P. de; MATOS, D. C. da S. Negritude silenciada nos materiais didáticos e o racismo que persiste. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 3., 2015, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2016. p. 212-222.pt_BR
dc.identifier.issn2236-2061-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9997-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherLINC/UFSpt_BR
dc.relation.ispartofAnais Eletrônicos do III SEFELI, v. 3, 2016pt_BR
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectMaterial didáticopor
dc.subjectRacismopor
dc.subjectRaçapor
dc.subjectLíngua estrangeirapor
dc.subjectEnsino de língua estrangeirapor
dc.titleNegritude silenciada nos materiais didáticos e o racismo que persistept_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editorpt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa é fruto do curso de Pós-graduação em Análise e Elaboração de Material Didático da Universidade Federal de Sergipe e busca traçar aspectos sobre construções de identidades sociais, em particular a temática da raça na elaboração de materiais didáticos. Neste trabalho analisamos a criação de unidades didáticas elaboradas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e a importância de abordar as diversas identidades no ambiente escolar, enfatizando a realidade de silenciamento que persiste nos materiais, no tocante às questões de negritude. Essa pesquisa foi realizada através de análise qualitativa e baseada nos pilares da linguística aplicada e, para seu desenvolvimento nos baseamos nos documentos que regem a educação brasileira e em teóricos como: Ferreira (2012; 2014), Matos (2014), Mendes (2008), Moita Lopes (2003; 2006), Silva (2012). Os resultados deste trabalho apontam para a necessidade de discutir como os materiais didáticos influenciam na formação e construção identitária dos alunos, promovendo reflexões no contexto escolar que permitam construir uma sociedade baseada no respeito à diversidade, não somente linguística, mas cultural e identitária.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:III Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

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