Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10499
Tipo de Documento: | Monografia |
Título : | Uso das ferramentas da tecnologia da informação e comunicação no processo de ensino aprendizagem : estudo de caso no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe |
Autor : | Souza, Jennifer Priscila Santos |
Fecha de publicación : | 27-sep-2018 |
Director(a): | Luft, Maria Conceição Melo Silva |
Resumen: | A escola é tida como um lugar de construção do conhecimento de todo ser humano, portanto não pode privar-se da integração das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no processo de ensino-aprendizagem. Desse modo, esse estudo teve como objetivo analisar como os professores do Colégio de Aplicação (CODAP) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) utilizam as ferramentas da tecnologia da informação e comunicação, para estimular os alunos no processo de ensino-aprendizagem. O interesse dessa pesquisa surgiu ao identificar diversas deficiências em estudos existentes na área tecnológica em escolas públicas federais com foco no aprendizado. Para tanto a metodologia desse trabalho estruturou-se em um estudo qualitativo e sua abordagem foi descritiva por descrever fenômenos encontrados no campo pesquisado. Para isso usou-se o método de estudo de caso único e como instrumento de coleta de dados a entrevista com o Diretor do colégio e mais dois professores indicados pela direção geral como os profissionais mais indicados para responder a está pesquisa. Na análise dos resultados foi possível identificar que o colégio possui muitas ferramentas de TICs, porém ainda não são exploradas em seu total potencial no processo de ensino-aprendizagem, sendo que á existem resistências por parte de alguns professores a utilização dessas ferramentas, quanto a isso poderia ser atribuído a falta de treinamento e capacitação. Entretanto mediante ao nível de uso, tanto os professores como os alunos demonstram muita satisfação em ferramentas de TICs que facilitem na transmissão e captação do conteúdo. |
Resumen : | The school is considered a place of construction of the knowledge of every human being, so it can not deprive itself of the integration of information and communication technologies (ICTs) in the teaching-learning process. In this way, this study aims to analyze how the teachers of the UFS 'College of Application (CODAP) use the tools of information and communication technology to stimulate students in the teaching-learning process. The interest of this research arose when identifying several deficiencies in existing studies in the technological area in federal public schools with focus on the learning. For this, the methodology of this work was structured in a qualitative study and its approach was descriptive for describing phenomena found in the field. For this, the single case study method was used and as an instrument of data collection the interview with the Director of the college and two other teachers indicated by the general direction as the professionals most indicated to respond to this research. In the analysis of the results it was possible to identify that the college has many ICT tools, but they are not yet exploited in their total potential in the teaching-learning process, and there are resistances on the part of some teachers to use these tools. be attributed to lack of training and capacity building. However, through the level of use, so many teachers and students show great satisfaction in ICT tools that facilitate the transmission and capture of content. |
Palabras clave : | Administração Ensino de administração Educação pública Colégio de Aplicação da UFS (CODAP) Universidade Federal de Sergipe Tecnologia da informação Information and Communication Technology Public education Teaching-learning process Ensino aprendizagem |
Área CNPQ: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::PLANEJAMENTO EM CIENCIA E TECNOLOGIA |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DAD - Departamento de Administração – São Cristóvão - Presencial |
Citación : | Souza, Jennifer Priscila Santos. Uso das ferramentas da Tecnologia da Informação e Comunicação no processo de ensino aprendizagem : estudo de caso no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (graduação em Administração) – Departamento de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018 |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10499 |
Aparece en las colecciones: | Administração |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jennifer_Priscila_Santos_Souza.pdf | 875,56 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.