Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10651
Tipo de Documento: Relatório
Título: Estudo estatístico da correlação entre valores de MI e umidade do solo
Autor(es): Santos, Luiz Diego Vidal
Data do documento: 2018
Orientador: Enes, Adilson Machado
Resumo: O biospeckle laser é um fenômeno óptico de interferência que ocorre quando há incidência de luz coerente em um material biológico que exibe algum tipo de atividade. Esta atividade pode ser decorrente de processos biológicos ou de fatores puramente físicos, como a evaporação e a vibração ambiental. O conjunto de elementos físicos e biológicos que alteram o padrão de interferência do biospeckle laser é constituído por diversos elementos. Atualmente, diversas técnicas de processamento de imagens tem sido empregadas para quantificar o nível de atividade de materiais biológicos por meio do biospeckle laser. A diferenciação desses elementos é de fundamental importância para o aproveitamento do fenômeno em aplicações reais. Esta diferenciação permite a elaboração de procedimentos de análise rápidos, automáticos, objetivos e não destrutivos. Esta técnica tem sido empregada em diversos tipos de análises, nas mais diversas áreas, como por exemplo, análise de sementes, termodinâmica, medicina, entre outros. Estudos recentes demostram que a identificação e mapeamento dos fenômenos decorrentes da atividade biológica em materiais é possível por meio de técnicas de análise de frequência como a Transformada de Fourier e a Transformada de Wavelets (ENES, 2007). Outro fator que contribui para que ocorram alterações nos padrões de speckle dinâmico é a atividade de água. A identificação de qual frequência est relacionada a presença de água, é importante, pois pode abrir caminho para diversas aplicações para o fenômeno, como o desenvolvimento de sensores para irrigação, bem como identificação das propriedades biológicas do solo. Diante do exposto, este trabalho tem por objetivo avaliar o potencial do biospeckle laser e análises com Waveletes no monitoramento de teor de água em um solo de textura arenosa, típico do estado de Sergipe.
Palavras-chave: Máquinas agrícolas
Processamento de sinais
Colheita
Biospeckle
Laser
Teor de água
Processamento de imagens
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe - Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - Coordenação de Pesquisa
Licença: Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10651
Aparece nas coleções:28º Encontro de Iniciação Científica da UFS
Ciências Agrárias - PIBIC 2017/2018
Relatórios de Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstudoEstatisticoCorrelacaoValores.pdf1,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.