Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11163
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título : | Realidade aumentada como interface para a aprendizagem de poliedros do tipo prismas |
Autor : | Silva, Roberto Carlos Delmas da |
Fecha de publicación : | 22-feb-2019 |
Director(a): | Vasconcelos, Carlos Alberto |
Resumen: | O presente estudo tem como objetivo compreender a utilização da Realidade Aumentada (RA) na aprendizagem de poliedros do tipo prismas. Foi desenvolvido com 32 discentes de uma Instituição Pública de Ensino, localizada em Aracaju-SE. Para alcançar o objetivo proposto, buscou-se: desenvolver uma sequência didática com discentes do 2º ano do Ensino Médio; aplicar um software de Realidade Aumentada a partir de dispositivos móveis; identificar a aprendizagem em poliedros prismas com o uso da Realidade Aumentada; e mensurar tecnicamente o aplicativo Geometry-AR. Metodologicamente, esta é uma pesquisa do tipo estudo de caso, sob a abordagem qualitativa, na qual os dados foram coletados através das técnicas de observação participante, questionários semiestruturados e desenvolvimento de uma sequência didática, além de um teste de usabilidade de software com os alunos. Como referencial teórico, esta pesquisa teve como suporte os estudos de Papert (2008), Valente (1997; 2005), Moreira e Masini (2001), Belloni (2005), Almeida e Valente (2011), Borba (2013; 2015), Bairral (2009), Tori (2010) e Vasconcelos (2017), dentre outros, que fundamentam a discussão sobre a utilização das tecnologias digitais (TD) no processo de aprendizagem, e, em específico, no contexto da aprendizagem matemática. Quanto aos resultados, esta pesquisa revelou que ainda são poucos os estudos que tratam da RA como recurso para o aprendizado de conteúdos de matemática; que um grande percentual de alunos do 2º ano do Ensino Médio nunca tinha estudado conceitos elementares da geometria espacial; que atividades experimentais despertam um maior interesse nos discentes para o estudo da geometria; e que uma parte considerável dos alunos considerou relevante a utilização do aplicativo de RA para aprendizagem dos prismas, bem como o uso das TD em outras disciplinas do currículo escolar. |
Resumen : | The present study aims to understand the use of Augmented Reality (RA) in polyhedra of prism type learning. It was developed with 32 students from a Public Education Institution, located in Aracaju-SE. To reach the proposed goal, we aimed to: develop a didactic sequence with students of the 2nd year of High School (10th Grade (sophomore)); applying Augmented Reality software from mobile devices; to identify learning in polyhedra prisms with the use of Augmented Reality; and measure the Geometry-AR application technically. Methodologically, this is a case study research, under the qualitative approach, in which data were collected through participant observation techniques, semistructured questionnaires and development of a didactic sequence, as well as a software usability test with students . As a theoretical reference, this research was supported by the studies of Valert (2007), Valente (1997, 2005), Moreira and Masini (2001), Belloni (2005), Almeida and Valente Bairral (2009), Tori (2010) and Vasconcelos (2017), among others, which base the discussion on the use of digital technologies (TD) in the learning process and, specifically, in the context of mathematical learning. Regarding the results, this research revealed that there are still few studies that deal with RA as a resource for learning mathematical content; that a large percentage of students in the second year of high school had never studied elementary concepts of spatial geometry; that experimental activities arouse a greater interest in the students for the study of geometry; and that a considerable part of the students considered relevant the use of the RA application for learning the prisms, as well as the use of TD in other disciplines of the school curriculum. |
Palabras clave : | Ensino de ciências Ensino de matemática Poliedros Prismas Realidade aumentada Aprendizagem matemática Poliedros do tipo prismas Tecnologias digitais Learning mathematics Prism type polyhedra Augmented reality Digital technologies |
Área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citación : | SILVA, Roberto Carlos Delmas da. Realidade aumentada como interface para a aprendizagem de poliedros do tipo prismas. 2019. 125 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019. |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11163 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ROBERTO_CARLOS_DELMAS_SILVA.pdf | 3,15 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.