Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11388
Tipo de Documento: Tese
Título: Relações entre o curso de Engenharia Agronômica do campus Sertão sergipano e a política pública da educação superior do campo
Autor(es): Carvalho, Jailda Evangelista do Nascimento
Data do documento: 25-Fev-2019
Orientador: Lacks, Solange
Resumo: A presente tese tem por tema de estudo as políticas públicas de Educação Superior do Campo e como objetivo principal analisar quais os nexos e relações entre os cursos de Educação Superior voltados para os trabalhadores rurais na perspectiva da educação do campo e a Educação do Campo no contexto da expansão da Educação Superior, tendo como foco a histórica construção da educação no âmbito da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O estudo é orientado pelo materialismo histórico dialético. Por isso, traz como foco o conhecimento da realidade concreta sobre a criação dos cursos para trabalhadores rurais desde a implantação do campus de Nossa Senhora da Glória – projeto de expansão da UFS, pós REUNI. Para tanto, discutimos a intencionalidade, os desafios e perspectivas encontradas no processo de implantação destes cursos, com ênfase no curso de Engenharia Agronômica. Tem como fontes de investigação: a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada com coordenadores, professores e estudantes do Curso objeto de análise. Através dos dados coletados, inferiu-se que durante sucessivos governos, a política de expansão da educação foi presente, mesmo sendo maioria nas instituições privadas. No tocante à educação superior no campo, conclui-se que é possível consolidar uma política de educação voltada para o contexto do campo como no caso do curso estudado, porém para que essa possa se materializar com qualidade, é preciso fortalecer a política pública que garanta o acesso, a permanência e a qualidade da formação profissional no contexto do trabalho camponês.
Abstract: The present thesis deals with public policies on Higher Education in the Field and its main objective is to analyze the links and relations between Higher Education courses directed at rural workers in the perspective of rural education and Field Education in the context of the expansion of Higher Education, focusing on the historical construction of education at the Federal University of Sergipe (UFS). The study is guided by dialectical historical materialism. Therefore, it focuses on the knowledge of concrete reality about the creation of courses for rural workers since the implementation of the N. Sra. da Glória campus - UFS expansion project after REUNI. Therefore, we discuss the intentionality, challenges and perspectives found in the implementation process of these courses, with emphasis on the Agronomic Engineering course. It has as research sources: the documentary research and semi-structured interview with coordinators, teachers and students of the Course under analysis. Through the data collected, it was inferred that during successive governments, the policy of expansion of education was present, even though it was a majority in private institutions. With regard to higher education in the field, it is concluded that it is possible to consolidate an education policy focused on the context of the field as in the case of the course studied, but in order for it to materialize with quality, it is necessary to strengthen the public policy that guarantees access, permanence and quality of vocational training in the context of peasant work.________________________________________________________________________________________________________________________________
La presente tesis tiene por tema de estudio las políticas públicas de Educación Superior del Campo y como objetivo principal analizar qué nexos y relaciones entre los cursos de Educación Superior dirigidos a los trabajadores rurales en la perspectiva de la educación del campo y la Educación del Campo en el contexto de la expansión de la Educación Superior, teniendo como foco la histórica construcción de la educación en el ámbito de la Universidad Federal de Sergipe (UFS). El estudio está orientado por el materialismo histórico dialéctico. Por eso, trae como foco el conocimiento de la realidad concreta sobre la creación de los cursos para trabajadores rurales desde la implantación del campus de N. Sr da da Gloria - proyecto de expansión de la UFS, post REUNI. Para ello, discutimos la intencionalidad, los desafíos y perspectivas encontradas en el proceso de implantación de estos cursos, con énfasis en el curso de Ingeniería Agronómica. Tiene como fuentes de investigación: la investigación documental y la entrevista semiestructurada con coordinadores, profesores y estudiantes del Curso objeto de análisis. A través de los datos recolectados, se deduce que durante sucesivos gobiernos, la política de expansión de la educación fue presente, aun siendo mayoría en las instituciones privadas. En lo que se refiere a la educación superior en el campo, se concluye que es posible consolidar una política de educación orientada al contexto del campo como en el caso del curso estudiado, pero para que ésta pueda materializarse con calidad, es preciso fortalecer la política pública que garantice el acceso, la permanencia y la calidad de la formación profesional en el contexto del trabajo campesino.
Palavras-chave: Educação rural
Ensino superior
Sergipe
Formação de professores
Planejamento público
Engenharia agronômica
Educação superior do campo
Políticas públicas
Formação profissional
Higher education in the field
Public policy
Professional qualification
Agronomic engineering
Educación superior del campo
Formación profesional
Ingeniería agronómica
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: CARVALHO, Jailda Evangelista do Nascimento. Relações entre o curso de Engenharia Agronômica do campus Sertão sergipano e a política pública da educação superior do campo. 2019. 177 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11388
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAILDA_EVANGELISTA_NASCIMENTO_CARVALHO.pdf2,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.