Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11474
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | A narrativa digital em língua espanhola: leitura e produção de sentidos |
Autor(es): | Oliveira, Lara Emanuella da Silva |
Data do documento: | 18-Jul-2018 |
Orientador: | Zacchi, Vanderlei José |
Resumo: | O texto, inclusive o literário, passou por grandes transformações depois que as Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) surgiram e mudaram o cenário tanto de produção quanto de leitura. A literatura ganhou um suporte diferente e migrou do livro para a tela do computador. Com isso, ela adquiriu uma interface interativa que pode ser hipertextual e ou hipermídia. Tendo em vista esses fatores, essa pesquisa versa sobre a narrativa digital e quais as dificuldades e desafios encontrados para a realização deste tipo de leitura. Questionou-se o que é a narrativa digital e como os alunos conseguem significar o que estão lendo em textos relativamente fragmentados. Com intuito de responder a essas questões, além de um levantamento bibliográfico, usou-se como fonte para a obtenção de dados instrumentos como o questionário, a entrevista e o Blog Mucho Gusto, desenvolvido especialmente para a execução deste trabalho. A pesquisa se realizou com alunos do 6º período dos cursos de Letras Português/Espanhol, da Universidade Federal de Sergipe. Foram utilizados como referencial teórico os conceitos de Bakhtin (1992b, 1997), Coscarelli (2009, 2012), Soares (2000, 2008, 2012) entre outros. |
Abstract: | El texto, incluso el literario, pasó por grandes transformaciones después que las Tecnologías de Comunicación e Información (TIC) surgieron y cambiaron la escena tanto de la producción como de la lectura. La literatura ganó un soporte diferente y migró del libro para la pantalla de la computadora. Con eso, ella adquirió una nueva interfaz interactiva que puede ser hipertextual o hipermedia. Teniendo en cuenta esos factores, esta investigación versa sobre la narrativa digital y cuáles son las dificultades y desafíos encontrados para la realización de este tipo de lectura. Se cuestionó lo qué es la narrativa digital y cómo los alumnos consiguen significar lo que están leyendo en textos relativamente fragmentados. Con la intención de contestar a esas preguntas, además de un levantamiento bibliográfico, se usó como fuente para la obtención de datos instrumentos como el cuestionario, la entrevista y el Blog Mucho Gusto, desarrollado especialmente para la ejecución de este trabajo. La investigación se realizó con alumnos del 6º periodo del curso de Letras Portugués/Español, de la Universidade Federal de Sergipe. Fue utilizado como marco teórico los conceptos de Bakhtin (1992b, 1997), Coscarelli (2009, 2012), Soares (1998, 2000, 2008, 2012) entre otros. |
Palavras-chave: | Língua espanhola Narrativa digital Leitura Produção de sentidos Tecnologias de comunicação e informação (TIC) Blog Lengua española Lectura Producción de sentidos |
área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | UFS |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Letras |
Citação: | OLIVEIRA, Lara Emanuella da Silva. A narrativa digital em língua espanhola: leitura e produção de sentidos. 2018. 113 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11474 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LARA_EMANUELLA_SILVA_OLIVEIRA.pdf | 1,96 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.