Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11833
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Da fala para a leitura em voz alta: variação linguística, tipos de leitura e desempenho na aprendizagem inicial da leitura de alunos do 3º ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Sá, José Júnior de Santana |
Data do documento: | 21-Ago-2019 |
Orientador: | Freitag, Raquel Meister Ko. |
Resumo: | O processo de alfabetização é um dos períodos mais importantes da educação básica. Para muitas crianças, é quando se inicia o primeiro contato com a escrita. Aprender a ler com autonomia um sistema alfabético é a capacidade necessária para o desenvolvimento da aprendizagem. No entanto, os últimos resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) mostram que os alunos brasileiros estão concluindo a fase referente à consolidação da alfabetização sem conseguir ler e compreender textos simples. Em vista disso, Bortoni-Ricardo (2005) sugere que um dos fatores do baixo rendimento na alfabetização de crianças de classe menos favorecida é o fato de elas se defrontarem na escola com uma norma desconhecida, diferente do seu vernáculo. Por isso, quando se trata da aprendizagem inicial de leitura, devem ser consideradas também as diferenças dialetais dos aprendizes e do professor alfabetizador (FREITAG, 2011, 2013, 2015; FLÔRES, 2017, 2018). Estudos também têm verificado que fenômenos variáveis da fala podem ser transpostos para a leitura, principalmente os relacionados aos traços graduais, isto é, aqueles que estão presentes na fala de quase todos os brasileiros, como o apagamento do /d/ na sequência /ndo/, a monotongação, a ditongação, o /r/ em coda silábica (MACHADO, 2018b; AQUINO, 2011). A fim de contribuir com esta discussão, nesta pesquisa, temos como objetivo identificar a ocorrência de fenômenos variáveis da fala no gradiente de monitoramento estilístico e sua relação com os tipos de leitura dos alunos do 3º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Gina Franco, localizada em São Cristóvão/SE. Para isso, realizamos um acompanhamento longitudinal com uma turma no período de maio a dezembro de 2017, com a documentação da fala espontânea dos alunos, realização de atividades orais (narrativas, descrição e nomeação a partir de estímulos visuais), gravação de leitura em voz alta de textos escritos adequados ao currículo da turma e, por último, aplicamos um teste de compreensão leitora semelhante à ANA. Com base nas condições necessárias para a aprendizagem inicial da leitura (MORAIS; LEITE; KOLINSKY, 2013; MORAIS, 2013b;c), e a partir de gravações da leitura em voz alta identificamos os tipos de leitura dos estudantes. Também realizamos a análise dos fenômenos variáveis: apagamento do /d/ na sequência /ndo/, monotongação, ditongação e o apagamento do /r/ em coda silábica em três gradientes estilísticos: fala espontânea, atividades orais e leitura em voz alta. Constatamos que o apagamento do /d/ na sequência /ndo/, a monotongação, a ditongação e o apagamento do /r/ em coda silábica foram recorrentes tanto nas atividades orais quanto na fala espontânea. Na leitura em voz alta, o apagamento do /d/ e a ditongação apresentaram um maior percentual de não ocorrências do que a monotongação e o /r/ em coda silábica, que não se diferenciaram nos gradientes da fala espontânea e das atividades orais. Já sobre os resultados dos tipos de leitura dos 21 alunos da turma de 3º ano do ensino fundamental identificamos cinco tipos de leitura: seis alunos classificados com o tipo de leitura alfabética; seis caracterizados como leitura silábica; apenas dois alunos classificados com o tipo de leitura palavra por palavra e três alunos com o tipo de leitura hábil. Identificamos, também, quatro estudantes com o perfil de não leitura. Quanto ao teste de compreensão leitora, verificamos que existe relação positiva entre o tipo de leitura hábil e palavra por palavra com o desempenho no teste de compreensão leitora quanto aos escores e ao número de acertos. Os alunos cujo tipo de leitura está nos níveis mais avançados (hábil e palavra por palavra) são aqueles que acessam a rota lexical, o que foi evidenciado pela recorrência de traços graduais na sua leitura em voz alta; estes mesmos alunos também foram aqueles que obtiveram maior desempenho em teste de compreensão em leitura, tanto em escores, quanto em número de acertos. Concluímos, assim, que a presença de traços graduais na leitura em voz alta é uma pista preditiva do sucesso na aprendizagem inicial da leitura, e que um professor com treinamento sociolinguístico pode identificar, a partir do perfil de leitura, os alunos que ainda não estão acessando a rota lexical para a leitura. |
Abstract: | The literacy process is one of the most important periods of elementary school. For many children, it is the time when the first contact with writing begins. Learning to read in an autonomous way an alphabetic system is the needed skill for the development of learning. However, the last results from the National Assessment of Literacy (NAL) show that Brazilian students are finishing the stage of literacy consolidation without being able to read and comprehend simple texts. Because of that, Bortoni-Ricardo (2005) suggests that one of the factors related to lower class children’s poor performance in literacy is the fact that they face an unknown norm in school which is different from their vernacular. Therefore, when regarding the initial learning of reading, the dialectal differences between the learners and the literacy teacher must also be considered (FREITAG, 2011, 2013, 2015; FLÔRES, 2017, 2018). Studies have also verified that variable speech phenomena may be transposed to the reading, mostly the ones related to gradual traces, i. e., the ones that are present in the speech of almost all Brazilians, as the deletion of /d/ in the sequence /ndo/, the monophthongization, the diphthongization, and the /r/ in syllable coda(MACHADO, 2018b; AQUINO, 2011). In order to contribute with this discussion, in this research, we aim at identifying the occurrence of variable speech phenomena in the stylistic monitoring gradient and its relation to the kinds of reading of third grade elementary school students from the city school Gina Franco, located in São Cristóvão-SE. For that, we longitudinally tracked the group from May to December in 2017, documenting students’ spontaneous speech, their oral activities (narratives, description, and naming from visual stimuli), recordings of the reading aloud of written texts adequate to the group’s curriculum, and, finally, we administered a reading comprehension test similar to NAL. Based on the necessary conditions to the initial learning of reading skills (MORAIS; LEITE; KOLINSKY, 2013; MORAIS, 2013b;c) and from the recordings of the reading aloud, we identified students’ kinds of reading. We also analyzed the variable phenomena: the deletion of /d/ in the sequence /ndo/, monophtongization, ditongação, and the deletion of /r/ in syllable coda in three stylistic gradients: spontaneous speech, oral activities, and reading aloud. We found that the deletion of /d/ in the sequence /ndo/, the monophthongization, the diphthongzation, and the deletion of /r/ in syllable coda were recurrent both in the oral activities and in the spontaneous speech. In the reading aloud, the deletion of /d/ and the diphtongization presented higher percentage of non-occurrences than the monophthongization and the /r/ in syllable coda, which did not differ in the gradients spontaneous speech and oral activities.Concerning the kinds of reading, among the 21 students from the third grade of elementary school, we identified five kinds of reading: six students were classified in the alphabetical reading; six in the syllabic reading; only two in the word by word reading; and three students in the capable reading. We also identified four students in the non-reading profile. In relation to the comprehension test, we verified that there is a positive relation between the kind of capable reading, the word by word reading and the performance on the reading comprehension test concerning the scores and the number of right answers. The students whose kind of reading is in the most advanced levels (capable and word by word) are the ones who access the lexical route, which was evidenced by the recurrence of gradual traces in their reading aloud. These students were also the ones who got higher performance on the reading comprehension test, both in scores and in number of right answers. Therefore, we conclude that the presence of gradual traces in the reading aloud is a predictive clue of success in the initial learning of reading, and that from the reading profile a sociolinguistic trained teacher may identify the students who are not accessing the lexical route to the reading. |
Palavras-chave: | Alfabetização Aprendizagem inicial da leitura Tipos de leitura Variação linguística Leitura em voz alta Literacy Initial learning of reading Kinds of reading Linguistic variation Reading aloud |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | UFS |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SÁ, José Júnior de Santana. Da fala para a leitura em voz alta: variação linguística, tipos de leitura e desempenho na aprendizagem inicial da leitura de alunos do 3º ano do ensino fundamental. 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11833 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOSE_JUNIOR_SANTANA_SA.pdf | 6,65 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.