Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12063
Tipo de Documento: Monografia
Título: O capitão-mor José Mateus da Graça Leite Sampaio e a independência da Capitania de Sergipe del Rei
Autor(es): Santos, Thieres Janderson
Data do documento: 2-Abr-2019
Orientador: Menezes, Wanderlei de Oliveira
Resumo: Por meio do decreto de 08 de julho de 1820, a Capitania de Sergipe del Rei era declarada independente da Bahia, a qual era território anexo desde 1763. Os motivos que levaram o monarca D. João VI a tomar tal decisão não tem uma resposta unânime entre os historiadores. Por isso, esse tema tem sido alvo de fecundos debates na nossa historiografia. Com a aproximação das comemorações do bicentenário desse evento histórico de enorme relevância para a História de Sergipe, os acontecimentos da segunda década do século XIX ganham mais importância por nos ajudar a compreender aquele processo histórico.
Palavras-chave: História
Ensino de história
Capitão-mor
José Mateus da Graça Leite Sampaio
Independência de Sergipe Del Rei
Capitania de Sergipe Del Rei
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencial
Citação: SANTOS, Thieres Janderson. O capitão-mor José Mateus da Graça Leite Sampaio e a independência da Capitania de Sergipe del Rei. 2019. Monografia (Graduação em História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12063
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thieres_Janderson_Santos.pdf247,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.