Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12076
Tipo de Documento: Monografia
Título: Tranversalizando história e meio ambiente na escola : relatos de experiências
Autor(es): Santos, Remesson da Silva
Data do documento: 2-Set-2019
Orientador: Lima, Luis Eduardo Pina
Resumo: O campo deste trabalho está relacionado aos desafios da trasversalização dos debates ambientais através do ensino de história. Nesse sentido, objetiva-se analisar as práticas de uma professora, do ensino fundamental, de uma escola estadual, do estado de Sergipe. Para tanto, estabeleceu-se a seguinte metodologia: 1. Observação de duas atividades pedagógicas externas à escola: visita ao Parque Nacional Serra de Itabaiana e a travessia do Rio Sergipe; 2. Aplicação de um questionário respondido pela docente e 3. Análise das práticas pedagógicas observadas. Os textos elencados para sustentar as discussões desta pesquisa foram os seguintes: Carvalho; Costa (2016), Carvalho (2011), Souza (2015) e Mazzarino; Rosa (2013). Concluiu-se que não é difícil “sensibilizar” os alunos sobre o “meio ambiente”, mas questionar a racionalidade produtiva e de separação entre cultura e natureza, muitas vezes vista como um depósito de recursos a serem explorados.
Abstract: The field of this work is related to the challenges of the trasversalization of environmental debates through the teaching of history. In this sense, the objective is to analyze the practices of a teacher, of elementary school, of a state college, of the state of Sergipe. To this end, the following methodology was established: 1. Observation of two pedagogical activities outside the school: visit to the Serra de Itabaiana National Park and the crossing of the Sergipe River; 2. Application of a questionnaire answered by the faculty member and 3. Analysis of pedagogical practices observed. The texts listed to sustain the discussions of this research were as follows: Carvalho; Costa (2016), Carvalho (2011), Souza (2015) and Mazzarino; Rosa (2013). It was concluded that it is not difficult to "sensitively" students about the "environment", but to question the productive rationality and separation between culture and nature, often seen as a deposit of resources to be explored.
Palavras-chave: História
Ensino de história
Transversalidade
Meio ambiente
Teaching
Story
Environment
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencial
Citação: SANTOS, Remesson da Silva. Tranversalizando história e meio ambiente na escola : relatos de experiências. 2019. Monografia (Graduação em História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12076
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Remesson_Silva_Santos.pdf435,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.