Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12365
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Marcas de oralidade em textos de alunos da educação básica da escola particular e escola pública |
Autor(es): | Araújo, Ingrid Aquino |
Data do documento: | 16-Abr-2018 |
Orientador: | Oliveira, Derli Machado de |
Resumo: | O presente estudo teve como foco mostrar a influência da oralidade na escrita, analisando alguns fenômenos fonológicos presentes nos textos dos alunos do 6º Ano do ensino público e do ensino particular. O interesse por essa temática nasceu na observação da ocorrência de marcas orais em textos escritos por alunos, embora serem alunos de 6º Ano, que já estão em um nível de escolaridade que permitiria apresentar um certo domínio da língua escrita. Tomamos como corpus de análise textos de alunos do 6º de uma Escola Pública e uma Escola Particular da cidade de Itabaiana/SE, produzidos em sala de aula a partir das atividades elaboradas pelos professores, após a leitura de uma narrativa. No material coletado, observamos a influência que a oralidade exerce sobre a escrita dos alunos no contexto escolar que provem através da falta de domínio dos elementos linguísticos necessários para escrita. Com esse trabalho, pretendemos contribuir para a reavaliação, por parte dos educadores, das metodologias utilizadas em sala através dos fatores que determinam esses desvios linguísticos por parte dos alunos, eliminando os preconceitos que, muitas vezes, permeiam as práticas docentes. como referencial teórico, as contribuições dos seguintes autores: Marcuschi (2010), Bagno (2017), Bortoni-Ricardo (2004), entre outros. |
Palavras-chave: | Oralidade Leitura Escrita |
área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | UFS |
Departamento: | DLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencial |
Citação: | ARAÚJO, Ingrid Aquino. Marcas de oralidade em textos de alunos da educação básica da escola particular e escola pública. 2018. 37 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2018. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12365 |
Aparece nas coleções: | Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ingrid_Aquino_Araújo.pdf | 2,39 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.