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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12416
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Fatores formadores da satisfação e motivação percebidos pelos professores da administração pública estadual : um estudo nas unidades educacionais da grande Aracaju-SE |
Autor(es): | Campos, Juliana Alves |
Data do documento: | 12-Set-2019 |
Orientador: | Silva, Rosangela Sarmento |
Resumo: | O objetivo geral dessa pesquisa foi identificar quais fatores formadores da motivação e satisfação são considerados importantes, sob o ponto de vista dos colaboradores docentes da administração pública estadual. Para tanto, desenvolveu-se um estudo descritivo quantitativo, valendo-se da Análise Fatorial Exploratória, através da aplicação de duzentos e quarenta e oito questionários. Do construto satisfação quatorze variáveis foram retiradas e do construto motivação treze variáveis, além de oito variáveis para identificar o perfil dos entrevistados. Os questionários foram aplicados em cinco escolas nos municípios de Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros, pertencentes à grande Aracaju. O resultado apontado na pesquisa identificou quatro fatores relativos à motivação importantes do ponto de vista dos colaboradores docentes: autonomia (fator 1), desafios financeiros (fator 2), instalações físicas (fator 3) e gostar do que faz (fator 4). Sobre o construto satisfação, os entrevistados destacaram como essenciais: relação com a direção (fator 1), relação professor aluno (fator 2), plano de carreira (fator 3) e autonomia no trabalho (fator 4). Os fatores evidenciados na pesquisa corroboram para que os gestores atuantes na administração pública invistam de forma significativa na melhoria dos processos, através de práticas que estimulem a satisfação e motivação dos docentes, com o objetivo de atender de forma satisfatória e eficiente ao cidadão, agente foco da esfera pública. |
Abstract: | The general objective of this research was to identify which factors that form motivation and satisfaction are considered important, from the point of view of state public administration teaching collaborators. In order to get to that point, a descriptive quantitative study was developed, using Exploratory Factor Analysis, through the application of two hundred and forty-eight questionnaires. From the Satisfaction construct fourteen variables were removed and from the Motivation construct thirteen variables, besides eight variables to identify the interviewees' profile. The questionnaires were applied to five schools in the municipalities of Nossa Senhora do Socorro and Barra dos Coqueiros, which belong to the greater Aracaju. The result identified in the research identified four factors related to Motivation important from the point of view of the teaching staff: Autonomy (factor 1), Financial challenges (factor 2), Physical facilities (factor 3) and Satisfaction in what you do (factor 4). Regarding the Satisfaction construct, the interviewees highlighted as essential: Relationship with the Principal(factor 1), teacher-student Relationship (factor 2), Career plan (factor 3) and Autonomy at work (factor 4).The factors evidenced in the research corroborate that the managers acting in the public administration invest significantly in the improvement of the processes, through practices that stimulate the satisfaction and motivation of the teachers, aiming, satisfactorily and efficiently, to serve the citizen, the main focus in the public sphere. |
Palavras-chave: | Administração Ensino de administração Satisfação Motivação Docentes Eficiência Aracaju (SE) Satisfaction Motivation Public teachers Efficiency |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE UNIDADES EDUCATIVAS |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DAD - Departamento de Administração – São Cristóvão - Presencial |
Citação: | CAMPOS, Juliana Alves. Fatores formadores da satisfação e motivação percebidos pelos professores da Administração Pública estadual : um estudo nas unidades educacionais da grande Aracaju-SE. 2019. Monografia (Graduação em Administração) – Departamento de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12416 |
Aparece nas coleções: | Administração |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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