Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12510
Document Type: | Dissertação |
Title: | “Sei ou não sei, eis a questão” : o professor e seu saber fazer na perspectiva da avaliação da aprendizagem para alunos com deficiência intelectual |
Authors: | Albuquerque, Richardson Batalha de |
Issue Date: | 27-Jan-2017 |
Advisor: | Souza, Rita de Cácia Santos |
Resumo : | A pesquisa teve como finalidade compreender como o professor a partir do seu saber fazer constrói a avaliação da aprendizagem escolar de alunos com deficiência intelectual. O saber fazer base desta pesquisa foi fundamentado nos referênciais teóricos de Tardif (2014) e Gauthier (1998), os quais defendem que este é construíndo no cotidiano das ações do docente na escola e de forma mais precisa na sala de aula. Um saber prático, carregado de identidade profissional. O campo da coleta de dados se constituiu em uma escola pública da rede estadual de ensino na cidade de Aracaju, com a participação de 10 professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental que vivenciaram, na sala de aula do ensino regular, a experiência de lecionar para alunos com Deficiência Intelectual-D.I. Para a coleta de dados utilizamos entrevista semiestruturada. Os resultados encontrados após a análise revelaram que os professores possuem inúmeras dúvidas na construção de uma avaliação para estes alunos. Dúvidas de um suposto não saber fazer, visto que a avaliação para estes professores é uma ação didática e pedagógica que requer grande habilidade no direcionamento de uma aprendizagem significativa. Os professores apontaram que a prova é o instrumento avaliativo de maior dificuldade na elaboração e aplicação, justamente pela grande complexidade em não conhecer procedimentos metodológicos de ensino voltadas para o aprendizado dos alunos com D.I. Para estes professores inúmeros fatores contribuem para as dificuldades na constituição de um processo avaliativo para este público: a carência de um apoio especializado no direcionamento de ações didáticas e pedagógicas; a ausência na formação inicial de conhecimentos específicos que relacionem teoria a realidade da educação escolar das pessoas com algum tipo de deficiência e acima de tudo, a carência de profissionais habilitados em propor métodos para uma avaliação da aprendizagem escolar que de fato garanta resultados no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos com Deficiência Intelectual. Os resultados ainda apontam para a necessidade na elaboração de um referencial teórico e metodológico que direcione os professores na elaboração de um processo avaliativo da aprendizagem escolar que de fato seja significativo para os alunos com D.I. |
Abstract: | La investigación objeto de comprender como el maestro de su conocimiento para construir la evaluación del aprendizaje escolar de los alumnos con discapacidad intelectual. La base de conocimientos de esta investigación se basó en el marco teórico de Tardif (2014) y Gauthier (1998), que sostienen que está construyendo en la vida diaria de las acciones del profesor en la escuela y con mayor precisión en el aula. Un conocimiento práctico, lleno de identidad profesional. la recolección de datos de campo se ha constituido en un sistema estatal la educación pública en la ciudad de Aracaju, con la participación de 10 profesores del 6 al 9 grado de primaria que vivió en el aula de educación regular, la experiencia enseñar a los estudiantes con discapacidad intelectual-DI Para recoger los datos se utilizó la entrevista semi-estructurada. Los resultados después del análisis reveló que los maestros tienen muchas dudas en la construcción de una evaluación para estos estudiantes. Preguntas de un supuesto no saben cómo, ya que la evaluación de estos profesores es una acción didáctica y pedagógica que requiere una gran habilidad en la dirección de un aprendizaje significativo. Los maestros señalaron que la prueba es el instrumento de evaluación de la mayor dificultad en el desarrollo e implementación precisamente la gran complejidad en no saber los procedimientos metodológicos enfocada a la enseñanza aprendizaje de los estudiantes con los de diámetro interno Para estos maestros muchos factores contribuyen a las dificultades para establecer un proceso de evaluación para este público: la falta de un apoyo especializado en la dirección de la enseñanza y las actividades educativas; la ausencia en la formación inicial de los conocimientos que se relacionan con la realidad de la teoría de la educación de las personas con discapacidad; y, sobre todo, la falta de profesionales cualificados para proponer métodos para la evaluación del aprendizaje escolar que realmente garantiza resultados en el desarrollo del aprendizaje de los estudiantes con discapacidad intelectual. Los resultados también apuntan a la necesidad de elaborar un marco teórico y metodológico que dirige los maestros en la preparación de un proceso de evalu |
Keywords: | Aprendizagem Avaliação da aprendizagem Deficientes Educação Avaliação Incapacidade intelectual Educação especial Deficiência intelectual Saber experiencial Evaluación del aprendizaje Discapacidad intelectual Conociendo experiencial |
Language: | por |
Institution: | Universidade Federal de Sergipe |
Program Affiliation: | Pós-Graduação em Educação |
Citation: | ALBUQUERQUE, Richardson Batalha de. “Sei ou não sei, eis a questão” : o professor e seu saber fazer na perspectiva da avaliação da aprendizagem para alunos com deficiência intelectual. 2017. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12510 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RICHARDSON_BATALHA_ALBUQUERQUE.pdf | 1,43 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.