Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12666
Tipo de Documento: | Artigo |
Título: | Estudio bibliométrico sobre la interferencia del portugués (PB) en el español (ELE) en Brasil: tesis y disertaciones de 1991 a 2014 |
Título(s) alternativo(s): | Estudo bibliométrico sobre a interferência do português sobre o espanhol no Brasil: teses e dissertações de 1991 a 2014 Bibliometric study about the interference of Portuguese in Spanish in Brazil: thesis and dissertations from 1991 to 2014 |
Autor(es): | Gimenez, Sabrina Lafuente |
Data do documento: | Ago-2016 |
Resumo: | El presente estudio bibliométrico tiene como objetivo general examinar los trabajos académicos presentados en los cursos de posgrado brasileños sobre la interferencia del portugués en el español como lengua extranjera en el período de 1991 a 2014. De este objetivo general, derivan tres objetivos específicos: (i) identificar qué campos lingüísticos de la interferencia se investigan; (ii) identificar las instituciones de enseñanza superior vinculadas a los trabajos encontrados; (iii) verificar de qué manera están organizadas las páginas web de los programas de posgrado a fin de facilitar la tarea investigativa respecto a su banco de datos. La aplicación de una metodología cuantitativa y descriptiva demostró que los aspectos fonético-fonológicos suelen encabezar las investigaciones; que la Universidade de São Paulo presenta un mayor número de trabajos; y que hay una gran variedad de diseños de las páginas de los programas de posgrado y repositorios institucionales, aunque no siempre proporcionan informaciones de manera clara y objetiva. |
Abstract: | Este estudo bibliométrico tem como objetivo geral analisar trabalhos
acadêmicos sobre a interferência do português no espanhol como língua
estrangeira, apresentados em cursos de pós-graduação brasileiros, no período
de 1991 a 2014. Desse objetivo geral, se desprendem três objetivos
específicos: (i) identificar quais campos de interferência linguística são
investigados; (ii) identificar quais instituições de ensino superior estão ligadas
aos trabalhos encontrados; (iii) verificar a forma como estão organizadas as
páginas web dos programas de pós-graduação, a fim de facilitar a tarefa
investigatória, no que diz respeito ao seu banco de dados. A aplicação de uma
metodologia descritiva e quantitativa mostrou que os aspectos fonético-fonológicos costumam ser os mais investigados; que a Universidade de São
Paulo apresenta um maior número de trabalhos; e que existe uma grande
variedade de desenhos de páginas dos programas de pós-graduação e
repositórios institucionais, embora nem sempre forneçam informações de
maneira clara e objetiva.________________________________________________________________________________________________________________________________ This bibliometric study has as main objective examining academic works from Brazilian postgraduate courses about the interference of Portuguese in Spanish as a foreign language from 1991 to 2014. Three specific objectives come from this general one: (i) identify which interference linguistic fields are investigated; (ii) identify the higher education institutions where the studies took place; (iii) check how the post-graduate programs web sites are organized in order to facilitate the investigative task in relation to its database. The application of a quantitative and descriptive methodology has showed that the phoneticphonological aspects tend to head the investigations; that the São Paulo University presents a greater number of academic studies; and that there is a great variety of web pages designs of the post-graduate programs and institutional repositories, although they do not always provide information in a clear and objective way. |
Palavras-chave: | Interferencia Estudio bibliométrico Español lengua extranjera Portugués brasileño Tesis Disertaciones Interferência Estudo bibliométrico Espanhol língua estrangeira Português brasileiro Teses Dissertações Interference Bibliometric study Spanish as a foreign language Brazilian portuguese Thesis Dissertations |
ISSN: | 1809-3760 |
Parte de : | Revista Educação Online |
Idioma: | spa |
Instituição/Editora: | Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) |
Citação: | GIMENEZ, S. L. Estudio bibliométrico sobre la interferencia del portugués (PB) en el español (ELE) en Brasil: tesis y disertaciones de 1991 a 2014. Revista Educação Online, Rio de Janeiro, n. 22, p. 1-26, maio/ago. 2016. Disponível em: http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/250. Acesso em: 03 fev. 2020. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12666 |
Aparece nas coleções: | DLES - Artigos de periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EstudioBibliometricoPortuguesEspanol.pdf | 639,31 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.