Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12676
Document Type: Dissertação
Title: Memórias de estudantes egressos do Ginásio de Aplicação da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe (1960-1968)
Authors: Santos, Joelza de Oliveira
Issue Date: 5-Dec-2019
Advisor: Conceição, Joaquim Tavares da
Resumo : Este estudo é uma abordagem histórica do Ginásio de Aplicação da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe e tem como objetivo principal compreender as percepções de estudantes egressos do Ginásio de Aplicação sobre as práticas educativas e culturais vivenciadas ao longo de suas carreiras escolares, no período compreendido entre 1960 e 1968. O trabalho está inserido no campo de estudo da História da Educação, na perspectiva da História Cultural, buscando aporte teórico em Chartier (1990), a partir dos conceitos de apropriação, representações e práticas, visando compreender o que foi rememorado por meio do discurso e das práticas culturais socialmente construídas, pautado em Bosi (1994) e Pollak (1992; 1989), quanto ao conceito de memória e identidade; Julia (2001), no que se refere à concepção de cultura escolar como categoria de análise; e em Bourdieu (2002; 2007) no tocante aos conceitos de capital cultural e reprodução cultural no campo das lutas simbólicas. Utilizou-se a metodologia da História Oral Temática, pautada em Alberti (2013; 2004), Meihy e Holanda (2013; 2015) e Meihy e Ribeiro (2011) estabelecendo relatos de memórias como fonte principal da pesquisa. Este estudo utiliza como fonte oito entrevistas do acervo audiovisual do Centro de Pesquisa, Documentação e Memória do Colégio de Aplicação (Cemdap), resultantes da execução do projeto “Percepções da realidade”: Memórias de estudantes egressos do Colégio de Aplicação (1960-1995); e oito realizadas pela autora desta pesquisa. Portanto, constitui-se em uma pesquisa de cunho memorialístico acerca da carreira escolar e da cultura assimilada pelos estudantes egressos do Ginásio de Aplicação da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe, instituição de ensino criada para servir como campo de estágio e de experimentação pedagógica, vinculada à Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe, a qual permanece na memória de seus ex-alunos até os dias atuais.
Abstract: This study is a historical approach of the Application Gymnasium of the Sergipe Catholic Faculty of Philosophy and its main objective is to understand the perceptions of graduates of the Application Gymnasium about the educational and cultural practices experienced throughout their school careers, in the period between 1960 and 1968. The work is inserted in the field of study of the History of Education, from the perspective of Cultural History, seeking theoretical support in Chartier (1990), from the concepts of appropriation, representations and practices, aiming to understand what was remembered by discourse and socially constructed cultural practices, based on Bosi (1994) and Pollak (1992; 1989), regarding the concept of memory and identity; Julia (2001), regarding the conception of school culture as a category of analysis; and Bourdieu (2002; 2007) regarding the concepts of cultural capital and cultural reproduction in the field of symbolic struggles. The Thematic Oral History methodology was used, based on Alberti (2013; 2004), Meihy and Holanda (2013; 2015) and Meihy and Ribeiro (2011) establishing memory reports as the main research source. This study uses as source eight interviews of the audiovisual collection of the Research, Documentation and Memory Center of the College of Application (Cemdap), resulting from the execution of the project "Perceptions of reality": Memories of students graduating from the College of Application (1960-1995) ; and eight performed by the author of this research. Therefore, it is a memorialistic research about the school career and the culture assimilated by the students graduated from the Gymnasium of Application of the Catholic Faculty of Philosophy of Sergipe, an educational institution created to serve as a field of internship and pedagogical experimentation, linked to the Catholic Faculty of Philosophy of Sergipe, which remains in the memory of its former students to the present day.
Keywords: História da educação
Educação em Sergipe
Estudante do ensino ginasial
Cultura
Memória coletiva
Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe
Cultura escolar
Ginásio de Aplicação (Sergipe)
Memórias
Pertencimento
School culture
Application gym
Education history
Memoirs
Belonging
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Program Affiliation: Pós-Graduação em Educação
Citation: SANTOS, Joelza de Oliveira. Memórias de estudantes egressos do Ginásio de Aplicação da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe (1960-1968). 2019. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12676
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOELZA_OLIVEIRA_SANTOS.pdf4,47 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.