Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13232
Tipo de Documento: Monografia
Título: Avaliação do conhecimento dos alunos do curso de medicina de uma universidade pública localizada no interior de Sergipe sobre ressuscitação cardiopulmonar
Título(s) alternativo(s): Evaluation of the students’s knowledge in the medical school of a public university located in Sergipe region about cardiopulmonar resuscitation
Autor(es): Santana, Abraão Dantas de
Oliveira, Anderson de Carvalho
Data do documento: 12-Jun-2019
Orientador: Araújo, Fernando Vicente de
Resumo: As doenças cardiovasculares são responsáveis por um terço do total de óbitos por causas definidas no Brasil, representando a principal causa de morte na população geral. O Suporte Básico de Vida (SBV) se constitui em um conjunto de procedimentos de emergência que pode ser executado por profissionais da saúde ou por leigos treinados. Sabe-se que a presença de um socorrista treinado é o principal determinante da sobrevivência de vítimas em parada cardiorrespiratória (PCR). Esta pesquisa pretende ser um estudo descritivo de caráter quantitativo, de corte transversal, sobre a avaliação do conhecimento dos alunos do curso de medicina de uma universidade pública localizada no interior de Sergipe sobre ressuscitação cardiopulmonar. O estudo de campo se dará por meio da aplicação de questionário validado de (PERGOLA E ARAUJO, 2009), sendo este, adaptado juntamente com o questionário de (TAVARES et al, 2015), sendo 15 questões objetivas e distribuídos, por meio, de amostra intencional não-probabilística por conveniência de voluntários estudantes. Participaram do estudo 175 alunos do curso de medicina do 1º ao 6º ano apresentando porcentagem de acerto de 65%. Observou-se evolução da aprendizagem cognitiva, visto que houve um aumento na porcentagem de acertos com o passar dos anos cursados. Olhando as questões de forma convergente constatou-se deficiência em alguns temas da RCP, corroborando que haja ainda uma necessidade maior na ênfase no ensino de alguns tópicos, é o que demostra as questões 11, 6, 5 e 15 do questionário utilizado na pesquisa. Houve evolução do conhecimento dos estudantes avaliados mas fica claro a necessidade de avaliações sobre os conhecimentos da PCR/RCP dos estudantes de medicina pois a avaliação do processo ensino-aprendizagem é importante, uma vez que sem essa avaliação não se obtêm indicadores precisos das ações passadas nem o planejamento de ações futuras.
Abstract: Cardiovascular diseases account for a third of total deaths from defined causes in Brazil, making it the leading cause of death in the general population. Basic Life Support (BLS) is a set of emergency procedures that can be performed by health professionals or by trained lay people. It is known that the presence of a trained rescuer is the main determinant of the survival of victims in cardiac respiratory arrest (CRA) cases. This research is a descriptive, cross - sectional and quantitative study on the evaluation of students' knowledge on cardiopulmonary resuscitation. These students are enrolled at the medical school at a a public university located in the state of Sergipe. The field study will be carried out through the application of a validated questionnaire by (PERGOLA AND ARAUJO, 2009), which was combined with the questionnaire of (TAVARES, 2015). The hybrid questionnaire consists of 15 concise questions distributed by means of an intentional sample non-probabilistic for the convenience of student volunteers. The total of 175 students enrolled in their first to sixth year of medical school had a 65% success rate. An evolution in cognitive development was observed, since there was an increase in the percentage of correct answers over the years studied. Looking at the issues in a convergent way, there was a deficiency in some of the themes of CPR, corroborating that there is still a greater need for emphasize of some topics. This is demonstrated by questions 5, 6, 11 and 15 of the questionnaire used in the research. The knowledge of the evaluated students has I creased but there is a clear need for assessments of their knowledge in CPR. Evaluation of the teaching-learning process is important, since without this evaluation, precise indicators of past actions are not obtained nor the planning of future actions.
Palavras-chave: Educação médica
Sistema cardiopulmonar
Ressuscitação cardíaca
Parada Cardiorrespiratória
Reanimação Cardiopulmonar
Cardiac respiratory arrest
Cardiopulmonary resuscitation
Medical education
Idioma: por
Sigla da Instituição: UFS
Departamento: DMEL - Departamento de Medicina Lagarto – Lagarto - Presencial
Citação: SANTANA, Abraão Dantas de; OLIVEIRA, Anderson de Carvalho. Avaliação do conhecimento dos alunos do curso de medicina de uma universidade pública localizada no interior de Sergipe sobre ressuscitação cardiopulmonar. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2019.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13232
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ABRAÃO_DANTAS_DE_SANTANA&ANDERSON_DE_CARVALHO_OLIVEIRA.pdf3,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.