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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13516
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Ensino por investigação e argumentação como promotores da alfabetização científica: análise do desenvolvimento de uma sequência de ensino investigativa em uma turma de ciências do ensino fundamental |
Autor(es): | Ramos, Rafael Alves |
Data do documento: | 18-Fev-2020 |
Orientador: | Guimarães, Carmen Regina Parisotto |
Resumo: | Atualmente, as pesquisas em educação em ciências apontam para a necessidade de prover os indivíduos de conhecimento científico e ao mesmo tempo torná-los capazes de tomar decisões que envolvam também questões não científicas. Diversos autores discutem que a Alfabetização Científica- AC representa um parâmetro para o ensino de ciências na perspectiva da aprendizagem de conceitos científicos, no entendimento da natureza da Ciência e da relação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA. Nesta pesquisa preocupamo-nos na promoção da AC no ensino, para isso propusemos a implementação de uma Sequência de Ensino Investigativa – SEI interdisciplinar com características do “fazer ciência” na educação básica. A SEI proposta apresenta atividades que estão baseadas nas modalidades didáticas de investigação a partir da problematização do que é ensinado e da Argumentação, com promoção do pensamento científico. O desenvolvimento da SEI envolveu os alunos em um contexto de investigação científica a partir da utilização de inúmeros recursos culturais. Dentre eles, destacamos: falar, escrever e ler que são recursos presentes na Linguagem Científica – LC. Utilizamos a triangulação de dados através da gravação em vídeo de episódios, da produção de textos escritos pelos estudantes nos cadernos de atividades e em relatório científico, objetivando analisar a presença de indicadores de AC e de Argumentação. Como resultados identificamos: mudanças de concepções alternativas para conceitos estruturados cientificamente durante a sequência de atividades; utilização de linguagem científica e estabelecimento de relação de significados sobre os fenômenos em questão; presença majoritária de indicadores de AC relacionados ao trabalho direto com dados ou com as bases das quais se compreendia o assunto ou situação; construção de ideias lógicas e objetivas; pouca prevalência ou ausência de determinados indicadores de AC relacionados ao entendimento das situações; baixa frequência de indicadores de Argumentação nas interações discursivas e pouco engajamento na atividade de caráter coletivo. Com isso, consideramos que a presença dos indicadores de AC e de Argumentação indica que a AC está em processo, carecendo tal processo permanecer em constante construção. Salientamos que uma forma de conduzir os estudantes na criação de argumentos escritos é utilizando um layout adaptado. Em relação ao Ensino por Investigação e a Argumentação, conclui-se que ambos se apresentam como abordagens e/ou modalidades didáticas que privilegiam situações didáticas com características do trabalho científico. Neste ponto, chama-se a atenção para a aproximação da cultura científica com a escolar, rompendo com uma cultura de práticas didáticas sem contextualização com a própria ciência. |
Abstract: | Currently, research in science education points to the need to provide individuals with scientific knowledge and at the same time make them capable of making decisions that also involve non-scientific issues. Several authors argue that Scientific Literacy - AC represents a parameter for science teaching from the perspective of learning scientific concepts, understanding the nature of Science and the relationship between Science, Technology, Society and Environment - CTSA. In this research we are concerned with the promotion of CA in teaching, for that we proposed the implementation of an Investigative Teaching Sequence - interdisciplinary SEI with characteristics of “doing science” in basic education. The proposed SEI presents activities that are based on the didactic modalities of investigation from the problematization of what is taught and from Argumentation, with the promotion of scientific thinking. The development of SEI involved students in a context of scientific research based on the use of numerous cultural resources. Among them, we highlight: speaking, writing and reading which are resources present in the Scientific Language - LC. We use data triangulation through video recording of episodes, the production of texts written by students in the activity notebooks and in a scientific report, aiming to analyze the presence of AC and Argumentation indicators. As results we identified: changes from alternative conceptions to scientifically structured concepts during the sequence of activities; use of scientific language and establishing a relationship of meanings about the phenomena in question; majority presence of CA indicators related to direct work with data or with the bases from which the subject or situation was understood; construction of logical and objective ideas; low prevalence or absence of certain AC indicators related to understanding situations; low frequency of Argumentation indicators in discursive interactions and little engagement in collective activity. With that, we consider that the presence of the AC and Argumentation indicators indicates that the AC is in process, and this process needs to remain in constant construction. We emphasize that one way to guide students in creating written arguments is to use an adapted layout. Regarding Teaching by Research and Argumentation, it is concluded that both present themselves as approaches and / or didactic modalities that privilege didactic situations with characteristics of scientific work. At this point, attention is drawn to the approximation of scientific culture with school, breaking with a culture of didactic practices without contextualization with science itself. |
Palavras-chave: | Ensino de ciências Aprendizagem Argumentação Aprendizagem científica Argumentação científica Investigação científica Scientific learning Scientific argumentation Science teaching Scientific research. |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citação: | RAMOS, Rafael Alves. Ensino por investigação e argumentação como promotores da alfabetização científica: análise do desenvolvimento de uma sequência de ensino investigativa em uma turma de ciências do ensino fundamental. 2020. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13516 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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