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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Educação das relações étnico-raciais e decolonialidade na formação de professoras (es) de ciências naturais: reflexões sobre identidade étnico-racial, direitos humanos e ensino
Autor(es): Coelho, Pollyana Santos
Data do documento: 12-Mar-2020
Orientador: Silva, Wellington Barros da
Resumo: O estudo dissertativo ora apresentado, teve como objetivo, a partir do empreendimento de uma Metassintese Qualitativa, desenvolvida nos moldes teóricos cunhados por suas principais divulgadoras brasileiras, as Doutoras em Enfermagem: Ana Lúcia Mendes Lopes, Lislaine Aparecida Fracolli e Maria Clara Cassuli Matheus, analisar a conformação da literatura especializada, que trata da associação temática – Formação de Professores de Ciências, Ensino de Ciências, Educação das Relações Étnico-Raciais e Pensamento Decolonial – publicizada, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no período compreendido entre os anos 2003 a 2019, o qual demarca dezesseis anos de vigência da Lei N.º 10.639/2003. Utilizando como instrumentos de análise comparativa e tratamento de dados, respectivamente, a reflexão compreensiva hermenêutica proposta por Hans-George Gadamer e, a Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Roque Moraes e Maria do Carmo Galiazzi. Neste sentido, para consecução de tal propósito, percorremos um caminho teórico-metodológico pautado nos referenciais epistemológicos da Escrevivência, do Pensamento Decolonial, das Pedagogias Decoloniais e da Interculturalidade Crítica, a partir da cosmovisão afrocêntrica de pesquisa. Defendendo que, sendo a Ciência e os currículos instrumentos de poder, hegemônicos e homogeneizantes, veículos e meios de manutenção da lógica colonialista eurocêntrica, estes servem e remontam uma ideologia de poder dominante fruto do colonialismo, que mesmo após o fim da era de colonização, tem se perdurado através das colonialidades do: poder, ser, saber, viver e cosmogônica. Intentando assim, contribuir para o tímido e emergente, movimento de desvelamento, de óticas e caminhos outros para, respectivamente, compreender e desenvolver a Educação em Ciências Naturais, numa perspectiva étnico-racial e cultura, que parte do (re)conhecimento e consideração do papel que essa assume, tanto na produção do racismo e injustiças sociais, quanto no seu combate e promoção do antirracismo. Em suma, os resultados apontam que: pouco tem se considerado o papel assumido pela Educação, de forma geral, e pela Educação em Ciências, em particular, tanto na produção quanto no combate ao racismo e outras injustiças sociais; é escarça produção acadêmica relacionada a Formação de Professores dentro do espectro das temáticas relacionadas a diversidade étnico-cultural e racial, em especial, no campo específico das Ciência Naturais; e, que o Ensino de Ciências tem se constituído num instrumento eficaz de produção e manutenção de injustiças sociais, ao passo que tem servido de via de negação de subjetividades, silenciamento de saberes e conhecimentos, legitimação de processos de inferiorização de determinados grupos étnicos, em especial do negro, se escondendo atrás de uma propaganda racista, sutil de neutralidade.
Abstract: The objective of this dissertation study, based on the undertaking of a Qualitative Metasynthesis, developed along the theoretical lines coined by its main Brazilian disseminators, the PhDs in Nursing: Ana Lúcia Mendes Lopes, Lislaine Aparecida Fracolli and Maria Clara Cassuli Matheus, to analyze the conformation of the specialized literature, which deals with the thematic association - Science Teacher Education, Science Teaching, Education of EthnicRacial Relations and Decolonial Thought - published in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), in the period between the years 2003 to 2019, which marks sixteen years in force of Law N.º 10.639 / 2003. Using as instruments of comparative analysis and data treatment, respectively, the comprehensive hermeneutic reflection proposed by Hans-George Gadamer and the Textual Discursive Analysis (DTA) proposed by Roque Moraes and Maria do Carmo Galiazzi. In this sense, to achieve this purpose, we followed a theoreticalmethodological path based on the epistemological references of Escrevivência, Decolonial Thought, Decolonial Pedagogies and Critical Interculturality, based on the Afrocentric research worldview. Defending that, being Science and curricula instruments of power, hegemonic and homogenizing, vehicles and means of maintaining the Eurocentric colonialist logic, they serve and remount a dominant ideology of power resulting from colonialism, which even after the end of the colonization era, it has endured through the colonialities of: power, being, knowing, living and cosmogonic. Thus intending to contribute to the shy and emerging movement of unveiling, optics and other ways to, respectively, understand and develop Education in Natural Sciences, in an ethnic-racial and cultural perspective, which starts from the (re) knowledge and consideration of the role that it assumes, both in the production of racism and social injustices, and in its fight and promotion of anti-racism. In summary, the results show that: little has been considered the role assumed by Education, in general, and by Science Education, in particular, both in the production and in the fight against racism and other social injustices; academic production related to Teacher Education is scarce within the spectrum of themes related to ethnic-cultural and racial diversity, especially in the specific field of Natural Sciences; and that Science Education has been an effective instrument for the production and maintenance of social injustices, while it has served as a way of denying subjectivities, silencing of knowledge and knowledge, legitimizing processes of inferiorization of certain ethnic groups, black, hiding behind a racist propaganda, subtle of neutrality.
Palavras-chave: Ensino de ciências
Racismo na educação
Formação de professores
Metassintese qualitativa
Educação antirracista
Ensino de ciências
Escrevivência
Decoloniality
Qualitative meta-synthesis
Anti-racist education
Science teaching
Writing
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Agência de fomento: Fundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SE
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: COELHO, Pollyana Santos. Educação das relações étnico-raciais e decolonialidade na formação de professoras (es) de ciências naturais: reflexões sobre identidade étnico-racial, direitos humanos e ensino. 2020. 180 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13528
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