Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16051
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | A multimodalidade dos memes : possibilidades para o ensino-aprendizagem de inglês |
Autor(es): | Santana, José Raimundo dos Santos |
Data do documento: | 30-Jul-2021 |
Orientador: | Zacchi, Vanderlei José |
Resumo: | O presente estudo analisa o potencial dos memes em relação ao ensino-aprendizagem de línguas e suas influências nas formas de comunicação e construção de sentidos. Partindo dessa premissa, este trabalho tem como objetivo geral examinar as contribuições que estes artefatos multimodais oferecem ao contexto da sala de aula de língua inglesa. A partir dessa perspectiva, me sustentei nos escritos de Kress (2010) e seus estudos sobre a multimodalidade; Shifman (2013), no que concerne aos memes, e nos pressupostos de Maciel e Takaki (2012), Dionísio (2014) dentre outros, no tocante aos letramentos críticos. Sendo assim, os pressupostos teóricos metodológicos da pesquisa foram: o uso de memes — em formatos de fotos, vídeos, áudios, gifs — alicerçados em apresentações powerpoint e questionários que foram aplicados em uma turma de 3ª série do ensino médio de uma escola particular no interior de Sergipe. Além disso, foi considerado o uso de diário de campo e gravações das aulas síncronas desenvolvidas no período de fevereiro de 2021 como recurso para coleta e análise de dados no intuito de: a) investigar a maneira que os alunos se relacionam com memes fora do ambiente escolar e quais suas percepções; b) analisar os sentidos construídos pelos alunos em aulas de língua inglesa com foco nestes artefatos linguísticos e c) refletir sobre o uso desse recurso em sala de aula. Os resultados da pesquisa revelam que tal emaranhado semiótico é imprescindível para uma educação linguística crítica, evidenciada pelo caráter sociocultural atrelado a estes recursos. Ainda mais, no tocante à multimodalidade, foi notada a forte influência de representações linguísticas e gestuais sob outras representações contidas nos memes. |
Abstract: | This study analyzes the potential of memes in relation to the teaching-learning of languages and their influence on the forms of communication and construction of meanings. Based on this premise, this work aims to examine the contributions that these multimodal artifacts offer to the context of the English language classroom. From this perspective, I relied on the writings of Kress (2010) and his studies on multimodality; Shifman (2013), with regard to memes, and on the assumptions of Maciel and Takaki (2012), Dionísio (2014), among others, regarding critical literacies. Thus, the theoretical methodological assumptions of the research were: the use of memes — in photo, video, audio, gif formats — based on powerpoint presentations and questionnaires that were applied to a 3rd grade high school class at a private school in the Sergipe countryside. In addition, the use of a field diary and recordings of synchronous classes developed in February 2021 was considered as a resource for data collection and analysis in order to: a) investigate the way students relate to memes outside the environment school and what are their perceptions; b) analyze the meanings constructed by students in English language classes with a focus on these linguistic artifacts and c) reflect on the use of this resource in the classroom. The research results show that such semiotic entanglement is essential for a critical linguistic education, evidenced by the sociocultural character linked to these resources. Even more, based on multimodality, it was noticed the strong influence of linguistic and gestural representations on other representations contained in memes. |
Palavras-chave: | Letras português-inglês Ensino de letras português-inglês Memes Inglês Multimodalidade Ensino-aprendizagem English Multimodality Teaching-learning |
área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DLES - Departamento de Letras Estrangeiras – São Cristóvão - Presencial |
Citação: | Santana, José Raimundo dos Santos. A multimodalidade dos memes : possibilidades para o ensino-aprendizagem de inglês. São Cristóvão, 2021. Monografia (Licenciada em Letras Português-Inglês) – Departamento de Letras Estrangeiras, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021 |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16051 |
Aparece nas coleções: | Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jose_Raimundo_Santos_Santana.pdf | 778,39 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.