Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16479
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: De tia a professora: o estágio supervisionado com 6º ano dos anos finais do ensino fundamental em tempo de pandemia
Título(s) alternativo(s): From aunt to teacher: the supervised internship in the 6th grade of the final years of elementary school in time of pandemic
Autor(es): Santos, Bibiane de Fátima
Mota, Maria Danielle Araújo
Data do documento: Set-2021
Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo relatar as principais experiências que levaram a práticas reflexivas durante o Estágio Supervisionado com o 6º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental no Ensino Remoto Emergencial. Então, foi realizado uma pesquisa qualitativa do tipo relato de experiência em que foi analisado o diário de formação da estagiária construído durante o Estágio Supervisionado. Foram destacados como principais resultados, o uso de reportagens e vídeos do Youtube como recursos que foram compatíveis com as aulas no WhatsApp e que também apresentaram a possibilidade de aproximar o cotidiano do estudante do conhecimento científico. Ademais, foi destacado que a função do professor do 6º ano deve ir além de ministrar aula, mas a de auxiliar no desenvolvimento da autonomia e responsabilidade desses estudantes. Assim, foi considerado que apesar das dificuldades apresentadas no processo de ensino, foi possível que a estagiária assumisse o lugar de mediadora e auxiliasse os estudantes em uma aprendizagem mais autônoma, sem essa dependência do que o professor fala ou escreve. Portanto, pode-se compreender que, por mais tentador que seja, ditar o que é certo ou errado, conduzir os estudantes para que eles achem as respostas sozinhos é mais contributivo, visando uma formação emancipatória.
Abstract: This research aimed to report the main experiences that led to reflective practices during the Supervised Internship with the 6th grade of the Final Years of Elementary School in Emergency Remote Education. Then, a qualitative research of the experience report type was carried out in which the trainee's training diary built during the Supervised Internship was analyzed. The main results were the use of news reports and YouTube videos as resources that were compatible with the classes on WhatsApp and that also presented the possibility of bringing the student's daily life closer to scientific knowledge. Furthermore, it was highlighted that the 6th grade teacher's role should go beyond teaching the class but should also help the development of autonomy and responsibility of these students. Thus, it was considered that despite the difficulties presented in the teaching process, it was possible for the trainee to assume the role of mediator and help students in a more autonomous learning, without being dependent on what the teacher says or writes. Therefore, one can understand that, as tempting as it may be to dictate what is right or wrong, leading students to find the answers themselves is more contributive, aiming at an emancipatory education.
Palavras-chave: Ensino de ciências/biologia
Ensino remoto
Formação Inicial
Science/biology teaching
Remote learning
Initial training
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16479
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TiaProfessoraEstagioSupervisionado.pdf190,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.