Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16502
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Presença das políticas de inclusão de pessoas com deficiência nos sites de instituições de ensino superior do município de Governador Valadares-MG
Título(s) alternativo(s): Presence of policies for the inclusion of people with disabilities on the sites of higher education institutions in the municipality of Governador Valadares-MG
Autor(es): Almeida, Lidiane Pires dos Santos Ribeiro de
Bicalho, Maria Gabriela
Data do documento: Set-2021
Resumo: A inclusão da pessoa com deficiência no ensino superior, apesar de reconhecida em documentos nacionais e internacionais, constitui um processo ainda permeado por desafios. As instituições de ensino superior (IES) são instadas, pela legislação e pelas discussões promovidas por pesquisadores e por movimentos sociais, a implementarem políticas de inclusão de pessoas com deficiência.O trabalho apresenta pesquisa documental realizada a partir da análise dos sites de quatro instituições de ensino superior localizadas no município de Governador Valadares-MG. A análise revela a ausência de qualquer termo que faça referência à inclusão de pessoas com deficiência na página inicial dos sites. Em duas instituições, iniciativas relacionadas à inclusão podem ser acessadas por um link disponível na página principal, nas outras duas, tais informações não são acessíveis pelos diferentes links disponíveis na página inicial, o que seria pertinente, por exemplo, com os links graduação, ensino, serviços, aluno, estudante.Assim, de acordo com os sites analisados, a inclusão de pessoas com deficiência não figura como elemento importante na imagem que as IES buscam comunicar. Os conceitos de exclusão e inclusão na perspectiva de Boaventura de Sousa Santos permite discutir a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior com seus limites e possibilidades futuras.
Abstract: The inclusion of people with disabilities in higher education,despite being recognized in national and international documents,is a process that is still permeated by challenges.Higher education institutions (HELs) are urged,by legislation and by discussions promoted by researchers and social movements,to implement policies for the inclusion of people with disabilities.The work presents a documentary research carried out from the analysis of four higher education institutions located in the municipality of Governador Valadares-MG.The analysis reveals the absence of any term referring to the inclusion of people with disabilities on the homepage of the websites.In two institutions,initiatives related to inclusion can be accessed through a link available on the main page,in the other two,such information is not accessible through the different links available on the home page,which would be pertinent,for exemple, with the links graduation,education,services,student,student. Thus,according to the websites analyzed,the inclusion of people with disabilities is not an important element in the image that HELs seek to communicate.The concepts of exclusion and inclusion from the perspective of Boaventura de Sousa Santos allow us to discuss the inclusion of people with disabilities in higher education with its limits and future possibilities.
Palavras-chave: Ensino superior
Políticas de inclusão
Pessoa com deficiência
Higher education
Inclusion policies
People with disabilities
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.02.09
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16502
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PresencaPoliticasInclusaoPCDSitesIES.pdf129,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.