Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16521
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Políticas públicas de proteção à mulher – prática pedagógica de luta pelo direito a igualdade de gênero
Título(s) alternativo(s): Public policies for the protection of women – pedagogical practice in the fight for the right to gender equality
Autor(es): Silva, Nelmires Ferreira da
Ismerim, Elis
Moraes, Matheus Andrade de
Data do documento: Set-2021
Resumo: Este artigo intitulado “Políticas Públicas de Proteção à Mulher - prática pedagógica de luta pelo direito a igualdade de gênero”, temática instigada a partir de pesquisa documental e bibliográfica, leituras e produções de conhecimentos desenvolvidos no decorrer das investigações dos Projetos PIBIC (Edital 2020-2021) e Universal (Edital 2019-2022). Alicerçada em elementos teóricosconceituais pudemos localizar nos processos sociais os sujeitos coletivos e suas práxis sob a direção de uma pedagogia que protagoniza estratégias cotidianas de educação popular para a consciência da organização e mobilização política. Para tanto, adotamos o método materialista, histórico e dialético, o qual “apreende o objeto de estudo para além da positividade do real” (MARX,2000). Das análises resultaram sinalizações acerca dos intensos retrocessos e crises do estado social, das forças democráticas de direito em face do recrudescimento do obscurantismo e aviltamento da barbárie, provando a emergente recomposição das lutas sob a direção da emancipação humana.
Abstract: This article entitled "Public Policies for the Protection of Women - pedagogical practice in the fight for the right to gender equality", thematic instigated from documentary and bibliographic research, readings and production of knowledge developed during the investigations of the PIBIC Projects (Public Notice 2020- 2021) and Universal (Notice 2019-2022). Based on theoretical-conceptual elements, we were able to locate collective subjects and their praxis in social processes under the direction of a pedagogy that stars in everyday popular education strategies for awareness of organization and political mobilization. For that, we adopted the materialist, historical and dialectical method, which “apprehends the object of study beyond the positivity of the real” (MARX, 2000). The analysis resulted in signs of intense setbacks and crises of the social state, democratic forces of law in the face of the resurgence of obscurantism and the debasement of barbarism, proving the emerging recomposition of struggles under the direction of human emancipation.
Palavras-chave: Políticas públicas
Mulher
Prática pedagógica
Public policy
Women
Pedagogical practice
Social
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16521
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PoliticasPublicasProtecaoMulher.pdf141,73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.