Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16569
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Diálogo entre a escola e o bairro: cartografando territórios potencialmente educativos
Título(s) alternativo(s): Diálogo entre la escuela y el barrio: cartografiando territorios potencialmente educativos
Autor(es): Moreno, Andrea Cecilia
Peixoto, Glaucia Barbosa
Almeida, Karla Nascimento de
Data do documento: Set-2021
Resumo: O presente artigo tem como objetivo mapear os espaços educativos do bairro Santos Dumont, localizado na cidade de Governador Valadares (MG) e refletir como eles podem ser potencializados por uma escola em tempo integral no desenvolvimento de práticas educativas. O trabalho, de cunho qualitativo, adotou como metodologia a pesquisa bibliográfica, com os aportes teóricos dos autores Milton Santos e Paul Claval, documentos orientadores das políticas educacionais para a Educação Integral; a cartografia e a observação caminhante, denominada pelo sociólogo João Texeira Lopes de “metodologia andante”. Nos inspiramos, também, em Michael de Certeau, no reconhecimento do bairro enquanto lugar dinâmico onde se tecem as práticas sociais pelos praticantes ordinários desse espaço. Como resultado foi possível identificar 5 espaços com potenciais educativos e 43 equipamentos urbanos. Entretanto, a cartografia alerta para uma ausência de equipamento culturais no bairro. O trabalho oferece elementos para aprofundar a discussão sobre a necessidade da escola ampliar seu diálogo com o bairro, na perspectiva de uma educação integral que reconheça outros espaços educativos capazes de promover aprendizagens significativas.
Abstract: Este artículo tiene como objetivo mapear los espacios educativos en el barrio Santos Dumont, ubicado en la ciudad de Governador Valadares (MG) y reflexionar sobre cómo pueden ser potenciados por la escuela de tiempo integral en el desarrollo de prácticas educativas. El trabajo, de carácter cualitativo, adoptó como metodología la investigación bibliográfica, con aportes teóricos de los autores Milton Santos y Paul Claval, documentos norteadores de políticas educativas para educación integral; cartografía y observación caminante, denominada “metodología andante” por el sociólogo João Texeira Lopes. También nos inspiró Michael de Certeau, en el reconocimiento del barrio como un lugar dinámico donde las prácticas sociales son tejidas por los practicantes comunes de este espacio. Como resultado, fue posible identificar 5 espacios con potenciales educativos y 43 equipamientos urbanos. Sin embargo, la cartografía advierte la ausencia de equipamientos culturales en el barrio. El trabajo ofrece elementos para profundizar la discusión sobre la necesidad de que la escuela amplíe su diálogo con el barrio, desde la perspectiva de una educación integral que reconozca otros espacios educativos capaces de promover aprendizajes significativos.
Palavras-chave: Cartografia
Educação integral
Territórios educativos
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.03.01
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16569
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DialogoEntreEscolaBairro.pdf135,37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.