Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16576
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Produção escrita na área de ensino de ciências e matemática |
Título(s) alternativo(s): | Written production in the field of science and mathematics teaching |
Autor(es): | Ribas, Jeferson Ferreti |
Data do documento: | Ago-2021 |
Resumo: | Neste trabalho, apresentamos um estudo de caráter bibliográfico em que buscamos conhecer as investigações atinentes à produção escrita (PE) presentes em Teses e Dissertações da área de Ensino de Ciências e Matemática. Para isso, realizamos um mapeamento de produções científicas presentes em dois bancos de Teses e Dissertações nacionais: CAPES e IBICT. Com o intuito de identificarmos em que contexto de investigação a produção escrita foi empregada nas pesquisas de Mestrado e Doutorado, utilizamos os procedimentos metodológicos da Análise de Conteúdo para selecionar e analisar 65 Dissertações e 17 Teses. Como resultados, evidenciamos que as pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática utilizaram a produção escrita como instrumento de aprendizagem ou como instrumento formativo, uma vez que objetivaram investigar os conhecimentos mobilizados pelos sujeitos que realizaram a PE ou estiveram relacionadas à aprendizagem docente dos sujeitos que analisaram ou realizaram a PE. |
Abstract: | In this article, we present a bibliographical study in which we seek to know the investigations related to written production present in Theses and Dissertations in the field of Science and Mathematics Teaching. For this, we carried out a mapping of scientific productions present in two national Theses and Dissertations banks: CAPES and IBICT. In order to identify in which research context written production was used in Master's and Doctoral research, we used the methodological procedures of Content Analysis to select and analyze 65 Dissertations and 17 Theses. As a result, we found that research in Science and Mathematics Teaching used written production as a learning tool or as a training tool, since they investigated the knowledge mobilized by the subjects who carried out the written production, or were related to the teaching learning of the subjects who analyzed or carried out the written production. |
Palavras-chave: | Produção escrita Pesquisas acadêmicas Ensino de ciências e matemática Written production Academic research Science and mathematics teaching |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
Identificador: | http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.05.01 |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16576 |
Aparece nas coleções: | Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ProducaoEscritaEnsinoCienciasMatematica.pdf | 123,07 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.