Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16576
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Produção escrita na área de ensino de ciências e matemática
Título(s) alternativo(s): Written production in the field of science and mathematics teaching
Autor(es): Ribas, Jeferson Ferreti
Data do documento: Ago-2021
Resumo: Neste trabalho, apresentamos um estudo de caráter bibliográfico em que buscamos conhecer as investigações atinentes à produção escrita (PE) presentes em Teses e Dissertações da área de Ensino de Ciências e Matemática. Para isso, realizamos um mapeamento de produções científicas presentes em dois bancos de Teses e Dissertações nacionais: CAPES e IBICT. Com o intuito de identificarmos em que contexto de investigação a produção escrita foi empregada nas pesquisas de Mestrado e Doutorado, utilizamos os procedimentos metodológicos da Análise de Conteúdo para selecionar e analisar 65 Dissertações e 17 Teses. Como resultados, evidenciamos que as pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática utilizaram a produção escrita como instrumento de aprendizagem ou como instrumento formativo, uma vez que objetivaram investigar os conhecimentos mobilizados pelos sujeitos que realizaram a PE ou estiveram relacionadas à aprendizagem docente dos sujeitos que analisaram ou realizaram a PE.
Abstract: In this article, we present a bibliographical study in which we seek to know the investigations related to written production present in Theses and Dissertations in the field of Science and Mathematics Teaching. For this, we carried out a mapping of scientific productions present in two national Theses and Dissertations banks: CAPES and IBICT. In order to identify in which research context written production was used in Master's and Doctoral research, we used the methodological procedures of Content Analysis to select and analyze 65 Dissertations and 17 Theses. As a result, we found that research in Science and Mathematics Teaching used written production as a learning tool or as a training tool, since they investigated the knowledge mobilized by the subjects who carried out the written production, or were related to the teaching learning of the subjects who analyzed or carried out the written production.
Palavras-chave: Produção escrita
Pesquisas acadêmicas
Ensino de ciências e matemática
Written production
Academic research
Science and mathematics teaching
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.05.01
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16576
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ProducaoEscritaEnsinoCienciasMatematica.pdf123,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.