Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16776
Tipo de Documento: Monografia
Título: “Macho do século XXI”, por Claudio Henrique dos Santos, sob a perspectiva da AD francesa
Autor(es): Alfano, Lays Lana Alves
Data do documento: 22-Jun-2022
Orientador: Tfouni, Fabio Verdiani
Resumo: Embasado a partir das diretrizes estabelecidas pela teoria do Discurso de Linha Francesa, concebida por Michel Pêcheux (1997) e, no Brasil, estudada por Eni P. Orlandi, além de outros pesquisadores da área, dando enfoque as categorias de Sujeito, Formação Discursiva, Formações Imaginárias, Condições de Produção e Memória, este trabalho objetiva analisar recortes discursivos contido na autobiografia “Macho do século XXI: o executivo que virou dona de casa. E acabou gostando”, publicado no ano de 2013, pela editora Claridade. O desenvolvimento ocorre a partir da problemática a qual o autor se insere numa realidade “homem do lar” e, na tentativa de habituar-se à nova temática, ele descreve, em 23 capítulos, a sua jornada. Diante da leitura minuciosa sob a ótica da AD, percebe-se que o autor não assume amistosamente esse novo formato de vida. O material de estudo se constitui de leituras de artigos, livros de pesquisadores da Análise do Discurso, do mesmo modo que o exame e fichamento do livro utilizado como corpus. O objetivo geral deste trabalho é compreender como o sujeito discursivo se manifesta mediante a sua nova forma de vida – "daddy in home’”. Sabe-se que, ao final, tem-se o diagnóstico de que assumir papéis consideráveis pré-estabelecidos no imaginário cultural da sociedade na sua inversão, causa, de certo modo, indignação, embora, por se tratar de um texto publicado, o escritor procura atenuar o preconceito latente a partir de um discurso de autoajuda.
Abstract: Based on the guidelines established by the theory of the French Line Discourse, conceived by Michel Pêcheux (1997) and, in Brazil, studied by Eni P. Oralandi, in addition to other researchers in the area, focusing on the categories of Subject, Discursive Formation, Imaginary Formations, Conditions of Production and Memory, this work aims to analyze discursive clippings contained in the autobiography “21st century male: the executive turned housewife. And ended up liking it”, published in 2013, by Claridade publishing house. The development takes place from the problem in which the author inserts himself in a “home man” reality and, in an attempt to get used to the new theme, he describes, in 23 chapters, your journey. In view of the detailed reading from the perspective of DA, it is clear that the author does not amicably assume this new format of life. The study material consists of readings of articles, books by researchers of Discourse Analysis, in the same way as the examination and registration of the book used as corpus. The general objective of this work is to understand how the discursive subject manifests itself through its new way of life - “daddy in home”. It is known that, in the end, there is a diagnosis that assuming considerable roles pre-established in the cultural imaginary of society in its inversion, causes, in a way, indignation, although, as it is a publicized text, the writer seeks to attenuate the latent prejudice from a self-help discourse.
Palavras-chave: Análise do discurso
Homem
Homem do lar
Discurso
Imaginário Cultural
Discourse Analysis
Man of the house
Speech
Cultural imaginary
Idioma: por
Sigla da Instituição: UFS
Departamento: DLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencial
Citação: ALFANO, Lays Lana Alves. “Macho do século XXI”, por Claudio Henrique dos Santos, sob a perspectiva da AD francesa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2022.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16776
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAYS_LANA_ALVES_ALFANO.pdf938,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.