Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16930
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Informação ambiental para o desenvolvimento sustentável nas escolas de Nova Soure/BA : uma proposta para o ensino fundamental II no contexto da energia eólica
Autor(es): Santos, Carina dos
Data do documento: 29-Nov-2022
Orientador: Fialho, Janaina
Resumo: A informação ambiental é o caminho para uma sociedade mais consciente e muito importante para a tomada de decisões e para as políticas públicas. Esta pesquisa discorre sobre a intervenção para as escolas de ensino fundamental II da cidade de Nova Soure na Bahia, a partir de um referencial de informações alinhadas ao desenvolvimento ambiental, econômico e social na perspectiva das energias renováveis, especificamente a energia eólica do Complexo Eólico Tucano. O referencial teórico tem a premissa de colaborar com a temática da energia eólica no plano pedagógico das escolas, no quesito educação ambiental sobre as energias renováveis na comunidade e no ensino. A abordagem desse trabalho é qualitativa de cunho descritivo, que teve como procedimento técnico a pesquisa bibliográfica direcionada ao desenvolvimento sustentável e meio ambiente, bem com as premissas da Base Nacional Comum Curricular. Para a confecção da cartilha, levou-se em conta o referencial, bem como os planos pedagógicos das disciplinas de ciências do ensino fundamental II. Desenvolveu -se como resultado uma cartilha digital com base na demanda das escolas, assim a produção foi estruturada em seções que abordam fontes de informação ambientais, desenvolvimento sustentável, energias renováveis e não renováveis, energia eólica e Complexo Eólico Tucano, a fim de reforçar as discussões temáticas nas dinâmicas pedagógicas. Conclui que a proposta da cartilha é uma fonte de informação como referência norteadora para os docentes que ministram a disciplina de Ciências Naturais nas unidades escolares, no apoio temático para dialogar com os discentes, como também, de modo geral, para o acesso ao público de interesse na cidade.
Abstract: Environmental information is the path to a more conscious society and is very important for decision-making and public policies. This research expatiate on the intervention for elementary education II in the city of Nova Soure in Bahia, from a benchmark of information aligned with environmental, economic and social development from the perspective of renewable energies, specifically wind energy from the Tucano Wind Complex. The theoretical framework has the premise of collaborating with the subject matter of wind energy in the pedagogical plan of schools, in terms of environmental education on renewable energies in the community and in teaching. The approach of this work is qualitative and descriptive, which had as a technical procedure a bibliographic research directed to sustainable development and the environment, as well as the premises of the National Curricular Common Base. For the preparation of the booklet, the references were taken into account, as well as the pedagogical plans of the science subjects of elementary education II. As a result, a digital booklet was developed based on the demands of the schools, so the production was structured in sections that address environmental information sources, sustainable development, renewable and non-renewable energies, wind energy and the Tucano Wind Complex, in order to reinforce the thematic discussions in pedagogical dynamics. It concludes that the booklet proposal is a source of information as a guiding reference for teachers who teach the discipline of Natural Sciences in school units, in thematic support to engage with students, as well as, in general, for access to the target audience in the city.
Palavras-chave: Informação ambiental
Desenvolvimento sustentável
Energia renovável
Energia eólica
Complexo Eólico Tucano (Tucano, BA)
Ensino fundamental II
Nova Soure (BA)
Environmental information
Sustainable development
Renewable energy
Wind energy
Tucano wind complex
Elementary school II
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Ciência da Informação
Citação: SANTOS, Carina dos. Informação ambiental para o desenvolvimento sustentável nas escolas de Nova Soure/BA : uma proposta para o ensino fundamental II no contexto da energia eólica. 2022. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16930
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARINA_SANTOS.pdf1,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.