Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16969
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Fazer a cidade em imagens: skate e produção visual em Imperatriz
Título(s) alternativo(s): Haciendo la ciudad em imágenes: skateboarding y producción visual em Emperatriz
Autor(es): Pereira, Jesus Marmanillo
Oliveira, Vitoria Sousa de
Data do documento: Out-2022
Resumo: O presente trabalho, indica os primeiros resultados e reflexões de uma pesquisa sobre os praticantes de skate da cidade Imperatriz-MA. Visa compreender a urbe por meio de discursos imagéticos que sinalizam formas de viver e fazer a cidade (Agier, 2011). Trata se de uma coleta de dados e reflexões iniciais de uma pesquisa (PIBIC) em andamento, partindo da hipótese que a produção de imagens no skate é resultado de um processo que fornece existência e caracterizam o próprio agrupamento. Portanto, verifica-se através dos estudos de Pereira (2018, 2022) que as práticas do skate e do grafite na cidade mencionada possuem relações diretas com as produções de imagens. Assim, por meio da convivência com os atores, nota-se que eles constituem determinadas formas sociais (Simmel, 2006) que agem em cooperação ou competição entre grupos na produção de imagens sobre as manobras; tal fato implica também análise das técnicas pelas quais são observadas nos videomakers e fotografias, visto que existe uma transmissão da tradição no tocante as produções dos atores (Mauss, 1934). Destarte, foi analisadas 65 postagens do Instagram que remetem a configuração pela qual os skatistas consomem os espaços, apreciando uma série de lives biográficas promovidas pelo canal no YouTube do LAEPCI. Porquanto, para além de uma narrativa focada exclusivamente no “eu”, as imagens produzidas pelos skatistas consagram determinados pontos da cidade, expressam coletividades e processos complexos de sociabilidade. Logo, compreendemos que essa perspectiva vai ao encontro da ideia de com-viver e pensar a urbe por meio de imagens que também sinalizam processos e formas sociais.
Abstract: El presente trabajo, indica los primeros resultados y reflexiones de uma investigación sobre los practicantes de skate de la ciudad Imperatriz-MA. Pretende comprender la ciudad a través de discursos imaginarios que señalan formas de vivir y hacer ciudad (Agier, 2011). Se trata de uma recopilación de datos y reflexiones iniciales de uma investigación (PIBIC) em curso, basada em la hipótesis de que la producción de imágenes em monopatín es el resultado de um proceso que da existencia y caracteriza al próprio agrupamiento. Por lo tanto, se verifica a través de los estudios de Pereira (2018, 2022) que las prácticas de skate y graffiti em la ciudad mencionada tienen relaciones directas com la producción de imágenes. Así, a través de la convivencia com los actores, se advierte que estos constituyen ciertas formas sociales (Simmel, 2006) que actúan em cooperación o competencia entre grupos em la producción de imágenes sobre las maniobras; este hecho implica también el análisis de las técnicas mediante las cuales son observados em videógrafos y fotografías, ya que hay uma transmisión de tradición em cuanto a las producciones de los actores (Mauss, 1934). Así, se analizaron 65 publicaciones de Instagram que hacen referência à la configuración mediante la cual los patinadores consumen espacios, disfrutando de uma serie de vidas biográficas promovidas por el canal de YouTube LAEPCI. Porque, además de uma narrativa centrada exclusivamente em el yo, las imágenes que producen los skaters consagran determinados puntos de la ciudad, expresan colectividades y complejos procesos de sociabilidad. Por tanto, entendemos que esta perspectiva está em consonancia com la idea de vivir y pensar la ciudad a través de imágenes que también señalan procesos y formas sociales.
Palavras-chave: Discursos imagéticos
Sociabilidade
Skate
Urbe
Discursos imaginarios
Sociabilidad
Patineta
Ciudad
ISSN: 2526-3013
Parte de : Anais do IV Seminário Nacional de Sociologia da UFS: Desafios contemporâneos da sociedade brasileira e o futuro da sociologia
Idioma: por
Sigla da Instituição: Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)
Citação: PEREIRA, J. M.; OLIVEIRA, V. S. Fazer a cidade em imagens: skate e produção visual em Imperatriz. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 4., 2022, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2022.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16969
Aparece nas coleções:GT 01 – O futuro da vida nas cidades: desafios do con-viver

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SkateProducaoVisualImperatriz.pdf361,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.