Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17007
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Populismo e populismo digital |
Autor(es): | Alves, Emanuella dos Santos Faria, Gleisiane Purificação de |
Data do documento: | Out-2022 |
Resumo: | Populismo digital pode ser definido como uma evolução do populismo graças ao uso das mídias sociais por líderes populares para acessar o povo e seus públicos alvo. O populismo foi se transformando ao longo do tempo e se adaptando a diferentes realidades e contextos sociais. No Brasil, o discurso populista foi revivido pela campanha eleitoral de Jair Bolsonaro em 2018. É perceptível que o populismo gera diversos debates no âmbito acadêmico e também fora, entre a população engajada no debate político, em especial durante o pleito eleitoral. Durante as eleições de 2018 essa dinâmica acerca do engajamento social ao debate político mudou, levando para plataformas sociais as questões populares através de compartilhamento e disseminação de informações em massa. A proposta do presente artigo foi fazer uma análise do populismo como está presente no discurso de Jair Bolsonaro com o objetivo de compreender sua comunicação política com os apoiadores e posteriormente entender essa atuação nas plataformas sociais durante as eleições de 2018. A teoria apresentada usou como base a análise de Cas Mudde, Ernesto Laclau e Chantal Mouffe que fazem uma análise profunda sobre o conceito de populismo, e após definir o populismo de direita foi feita uma relação entre as estratégias discursivas do então candidato Jair Bolsonaro nas plataformas sociais durante o pleito eleitoral e a análise do populismo dos autores. Ao utilizar como foco de pesquisa o populismo e o populismo digital, foi possível compreender como esse fenômeno ganhou força no país. Concluindo assim que, a retórica populista varia entre o discurso de um líder carismático até um discurso autoritário, esse dualismo acaba gerando um posicionamento incoerente no líder populista, além de ficar eminente a tentativa de aproximação do líder que representa a classe política e o povo. Esse contato foi facilitado pelas plataformas sociais que propagam rapidamente as informações e faz essas chegar rapidamente ao povo que apoia o líder, aqueles que não apoiam também acabam ajudando na propagação de suas ideias, mesmo sendo com o objetivo de fazer uma oposição ao que está sendo dito. |
Abstract: | Digital populism can be defined as an evolution of populism due to the use of social
media by popular leaders to access the people and their target audiences. Populism was
transformed over time and adapted to different realities and social contexts. In Brazil, the
populist discourse was revived by the election campaign of Jair Bolsonaro in 2018. It is
noticeable that populism generates several debates in the academic field and also outside,
among the population engaged in the political debate, especially during the electoral
process. During the 2018 elections, this dynamic around social engagement in political
debate changed, bringing popular issues to social platforms through mass information
sharing and dissemination. The purpose of this article was to analyze populism as it is
present in Jair Bolsonaro's speech in order to understand his political communication
with supporters and subsequently understand this performance on social platforms during
the 2018 elections. The theory presented was based on the analysis of Cas Mudde,
Ernesto Laclau and Chantal Mouffe who make a deep analysis of the concept of
populism. After defining right-wing populism, a relation was made between the
discursive strategies of the then candidate Jair Bolsonaro on social platforms during the
election and the analysis of the authors' populism. Using populism and digital populism
as a research focus made it possible to understand how this phenomenon gained strength
in the country. Thus concluding that populist rhetoric ranges from the speech of a
charismatic leader to an authoritarian speech. This dualism ends up generating an
inconsistent position in the populist leader, in addition to eminent attempts to approach
the leader who represents the political class and the people. This contact was facilitated
by social platforms that quickly disseminate information and make it quickly reach the
people who support the leader, those who do not support also end up helping to spread
their ideas, even with the aim of opposing what is being said. El populismo digital se puede definir como una evolución del populismo gracias al uso de las redes sociales por parte de los líderes populares para acceder a las personas y sus audiencias objetivo. El populismo se transformó con el tiempo y se adaptó a diferentes realidades y contextos sociales. En Brasil, el discurso populista fue revivido por la campaña electoral de Jair Bolsonaro en 2018. Se nota que el populismo genera varios debates en el campo académico y también fuera, entre la población involucrada en el debate político, especialmente durante el proceso electoral. Durante las elecciones de 2018, esta dinámica en torno a la participación social en el debate político cambió, trayendo temas populares a las plataformas sociales a través del intercambio y la difusión masiva de información. El propósito de este artículo fue analizar el populismo tal como está presente en el discurso de Jair Bolsonaro para comprender su comunicación política con los partidarios y posteriormente comprender esta actuación en las plataformas sociales durante las elecciones de 2018. el análisis de Cas Mudde, Ernesto Laclau y Chantal Mouffe quienes hacen un análisis profundo del concepto de populismo, y luego de definir el populismo de derecha, se hizo una relación entre las estrategias discursivas del entonces candidato Jair Bolsonaro en las plataformas sociales durante la elección y el análisis del populismo de los autores. Al utilizar el populismo y el populismo digital como foco de investigación, fue posible comprender cómo este fenómeno tomó fuerza en el país. Concluyendo que la retórica populista varía entre el discurso de un líder carismático a un discurso autoritario, este dualismo termina generando una postura inconsistente en el líder populista, además de eminente el intento de acercarse al líder que representa a la clase política y al pueblo. Este contacto fue facilitado por las plataformas sociales que difunden rápidamente la información y hacen que llegue rápidamente a las personas que apoyan al líder, quienes no apoyan también terminan ayudando a difundir sus ideas, incluso con el objetivo de oponerse a lo que se dice. |
Palavras-chave: | Pleito eleitoral Plataformas sociais Líder carismático Electoral dispute Social platforms Charismatic leader Proceso electoral Plataformas sociales |
ISSN: | 2526-3013 |
Parte de : | Anais do IV Seminário Nacional de Sociologia da UFS: Desafios contemporâneos da sociedade brasileira e o futuro da sociologia |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS) |
Citação: | ALVES, E. S.; FARIA, G. P. Populismo e populismo digital. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 4., 2022, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2022. |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17007 |
Aparece nas coleções: | GT 07 – Pesquisas e debates sobre novas direitas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PopulismoDigital.pdf | 198,47 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.