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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17515
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Pixações embucetadas: mensagens visuais da cultura popular como ato de resistência na paisagem alternativa de Aracaju com base no marxismo |
Autor(es): | Silva, Fernando Marinho Fernandes da |
Data do documento: | 29-Ago-2022 |
Orientador: | Severo, Marjorie Garrido |
Resumo: | Esta dissertação estuda a pixação realizada por mulheres em Aracaju entre 2019 e 2021. A pesquisa parte da seguinte questão norteadora: As pixações bucetalada, buceta, buceta..., Juno, coragem e xibiuti constituem mensagens visuais de atos de resistência? Sendo assim, o objetivo do trabalho é compreender as pixações de aspectos feministas em Aracaju como mensagens visuais de atos de resistência. Entendemos que é importante investigar tais manifestações visuais que apontam para as questões feministas como o debate sobre a autonomia do corpo feminino, a liberdade e ocupação dos espaços públicos, a sororidade e o fortalecimento da condição feminina. Outra questão que justifica esta investigação é que a pixação é percebida como uma atividade marcadamente masculina e identificar pixações produzidas por mulheres como um fenômeno importante interrompe a reprodução de um processo de invisibilização das mulheres. E, ainda, pela possibilidade de abordar uma cultura popular marginalizada e criminalizada, ressaltando suas contradições e disputas. Fundamentam o estudo: o conceito de Ato de Resistência como Cultura Popular em Marilena Chaui (2021a), a abordagem do Marxismo Feminista em Taylisi Leite (2020) e a Paisagem Alternativa Excluída em Denis Cosgrove (1998). Na abordagem de estudo das pixações além dos conceitos fundamentais, utilizamos a noção dos Níveis da Mensagem Visual em Dondis (1997) e a Diversidade do Aspecto dos Sinais em Frutiger (1999) para relacionar com os aspectos visuais das seis pixações. Assim, a abordagem foi efetivamente qualitativa, já que tem como alvo melhor compreender o comportamento e a experiência humana. Desenvolvemos a investigação em cinco etapas: Mapeamento fotográfico, Fundamentação teórica, Definição do corpus da pesquisa, Entrevistas semiestruturadas com as pixadoras e o Estudo das pixações. Tomamos as pixações pela metáfora da pele tatuada da cidade, pois tanto a cidade exprime as contradições sociais em sua paisagem, como corpo o feminino, em um sentido amplo, também o faz. Compreendemos a pixação por um viés fortemente político e ressaltamos a noção de que a cultura como trabalho e resistência se dá pela luta contra a ideologia dominante, a partir dessa noção, compreendemos as pixações enquanto ato de resistência e consequentemente, de cultura popular. Observamos um potencial de crítica ao patriarcado capitalista nas pixações estudadas a partir do teorema de Roswitha Schulz acerca do valor-clivagem e do marxismo feminista que se caracteriza pela adesão radical e revolucionária para gestar um novo modelo de sociedade. Verificamos que as pixações, no contexto da cidade, definem uma paisagem alternativa excluída, pois caracterizam-se por uma rica simbologia desconsiderada pelas classes dominantes. Como principais aspectos visuais das pixações identificamos aqui o uso do símbolo feminino, o uso de palavras que evidenciam o corpo feminino, o agrupamento das pixações das mulheres, os desenhos com simplificação radical, as letras manuscritas com curvas que se estendem, a influência da letra bastão e as letras manuscritas feitas apressadamente. Em síntese, como produção de sentido advindo dos nossos estudos das mensagens visuais, entendemos que em tais pixações o corpo feminino simbolizado é livre, é identificado, está em movimento, é belo, é alegre e é coletivo. Compreendemos as pixações aqui estudadas como embucetadas na medida que utilizam signos do próprio corpo, se enfurecem e protestam contra o sistema capitalista patriarcal que as silencia, imobiliza e oprime. Portanto, configuram-se como atos de resistência a toda essa ordem de opressões. |
Abstract: | This dissertation studies pixação made by women in Aracaju between 2019 and 2021. The research is based on the following guiding question: Do pixações bucetalada, buceta, buceta..., Juno, coragem and xibiuti constitute visual messages of acts of resistance? Thus, the objective of this work is to understand the pixações of feminist aspects in Aracaju as visual messages of acts of resistance. We understand that it is important to investigate such visual manifestations that point to feminist issues such as the debate about the autonomy of the female body, freedom and occupation of public spaces, sorority and the strengthening of the feminine condition. Another issue that justifies this investigation is that pixação is perceived as a markedly masculine activity, and identifying pixações produced by women as an important phenomenon interrupts the reproduction of a process of invisibilization of women. And, also, for the possibility of approaching a marginalized and criminalized popular culture, highlighting its contradictions and disputes. The study is based on: the concept of Act of Resistance as Popular Culture in Marilena Chaui (2021a), the Feminist Marxism approach in Taylisi Leite (2020), and the Excluded Alternative Landscape in Denis Cosgrove (1998). In the approach to studying pixações in addition to the fundamental concepts, we used Dondis' (1997) notion of Levels of Visual Message and Frutiger's (1999) Diversity of Sign Appearance to relate to the visual aspects of the six pixações. Thus, the approach was effectively qualitative, as it aims to better understand human behavior and experience. The research was developed in five stages: photographic mapping, theoretical foundation, definition of the research corpus, semi-structured interviews with pixadoras, and a study of the pixações. We take pixações as a metaphor for the tattooed skin of the city, for both the city expresses the social contradictions in its landscape, and the feminine body, in a broad sense, does the same. We understand pixação from a strongly political point of view and emphasize the notion that culture as work and resistance is given by the struggle against the dominant ideology. From this notion, we understand pixações as an act of resistance and, consequently, of popular culture. We observed a potential for criticism of capitalist patriarchy in the pixações studied, based on Roswitha Schulz's theorem of value-clivage and feminist Marxism, which is characterized by radical and revolutionary adherence to generate a new model of society. We found that pixações, in the context of the city, define an excluded alternative landscape, as they are characterized by a rich symbology disregarded by the dominant classes. As main visual aspects of pixações we identify here the use of the feminine symbol, the use of words that highlight the female body, the grouping of women's pixações, the drawings with radical simplification, the handwritten letters with curves that extend, the influence of the stick letter, and the hastily made handwritten letters. In summary, as a production of meaning derived from our studies of the visual messages, we understand that in these pixações the symbolized female body is free, is identified, is in movement, is beautiful, is joyful, and is collective. We understand the pixações studied here to be embucetadas in the sense that they use signs of their own bodies, get angry, and protest against the patriarchal capitalist system that silences, immobilizes, and oppresses them. Therefore, they are configured as acts of resistance to this entire order of oppressions. |
Palavras-chave: | Cultura popular Mulheres Aspectos sociais Feminismo Mulheres e socialismo Linguagem corporal Pixação Marxismo feminista Atos de resistência Pixação embucetada Graffiti Feminist marxism Acts of resistance Graffiti embucetada |
área CNPQ: | OUTROS |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Interdisciplinar em Culturas Populares |
Citação: | SILVA, Fernando Marinho Fernandes da. Pixações embucetadas: mensagens visuais da cultura popular como ato de resistência na paisagem alternativa de Aracaju com base no marxismo. 2022. 140 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Culturas Populares) - Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, Sergipe, 2022. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17515 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Culturas Populares |
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