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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5853
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Que literatura no Ensino Médio? : dos documentos oficiais aos livros didáticos |
Autor(es): | Costa, Karl Roney Torres |
Data do documento: | 28-Ago-2015 |
Orientador: | Ribeiro, Maria Aparecida Silva |
Resumo: | Esta pesquisa se propõe a analisar as concepções do fenômeno literário e do ensino de Literatura presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio (PCNEM); nos Parâmetros Curriculares Nacionais + Ensino Médio (PCN+); e nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), bem como o impacto desses documentos na abordagem dada à Literatura pelos livros didáticos de Língua Portuguesa voltados a essa etapa da educação básica. Partimos da premissa segundo a qual cada conceito de literatura constrói práticas pedagógicas e conteúdos peculiares, ou seja, metodologia e objeto distintos. A partir desse pressuposto, o trabalho pretende discutir justamente as implicações pedagógicas da noção de literatura apresentada por cada um dos referidos documentos e, em seguida, verificar a repercussão de tais ideias e prescrições em alguns dos livros didáticos sugeridos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A fim de subsidiar esse estudo, recorreremos, em especial, às ideias de teóricos que nas últimas décadas empreenderam uma revisão crítica das teorias literárias, a exemplo de Terry Eagleton, Antoine Compagnon, Tzvetan Todorov. Utilizaremos também como referencial teórico os escritos de autores nacionais que tratam do ensino de literatura, a saber: William Roberto Cereja, Marisa Lajolo, Ivanda Martins, Regina Zilberman, entre outros. |
Abstract: | This research proposes the analysis of conceptions of literary phenomenon and the teaching of literature present in three official documents of basic education, namely: os Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio (PCNEM); os Parâmetros Curriculares Nacionais + Ensino Médio (PCN+); e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), as well as the impact of these documents on approach of literature by textbooks. We assume that each concept of literature builds pedagogical practices and quirky content, i. e, methodology and distinct object. From this premise, this paper will discuss the pedagogical implications precisely the notion of literature presented by each of these documents and, then, it will ascertain the repercussion of these ideas and prescriptions on some textbooks suggested by Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). In order to support this study; will draw in particular the ideas of theorists who in recent decades have undertaken a critical review of literary theories, like Terry Eagleton, Antoine Compagnon, Tzvetan Todorov. We will also use as a theoretical written by national authors who treat the teaching of literature, namely: William Roberto Cereja, Marisa Lajolo, Ivanda Martins among others. |
Palavras-chave: | Literatura Livros didáticos Ensino médio Currículos Didática Parâmetros Curriculares Nacionais Orientações curriculares Literature Teaching Textbook |
área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição/Editora: | Universidade Federal de Sergipe |
Sigla da Instituição: | UFS |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Letras |
Citação: | Costa, Karl Roney Torres. Que literatura no Ensino Médio? : dos documentos oficiais aos livros didáticos. 2015. 122 f. Dissertação (Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/5853 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
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