Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8186
Tipo de Documento: Monografia
Título: O contexto social da dança na paralisia cerebral: aspectos funcionais e qualidade de Vida
Título(s) alternativo(s): The social context of dance in cerebral palsy: functional aspects and quality of life
Autor(es): Santos, Graciele da Silva
Silveira, Karolina Bomfim
Data do documento: 12-Jul-2017
Orientador: Teixeira-Machado, Lavínia
Resumo: Paralisia Cerebral (PC) caracteriza-se por distúrbios permanentes na postura, no tônus muscular e nos movimentos, acompanhados de prejuízos sensoriais, os quais limitam a realização de atividades funcionais. A dança proporciona bem-estar físico, emocional e social e permite a inclusão de pessoas com deficiência no campo sociocultural. Este estudo tem como objetivo analisar o efeito da dança na funcionalidade, participação social e qualidade de vida de pessoas com PC. Trata-se de uma série de casos,composta por de sete indivíduos com PC, de ambos os sexos, que participaram de aulas de dança, com duração de 30 minutos, duas vezes por semana, em dias alternados, num total de 16 aulas. Para avaliação da funcionalidade e participação social, foram utilizados os instrumentos: Medida de Independência Funcional (MIF) e World Health Organization Disability Assessmentn Schedule (WHODAS), versão 2.0. Verificou-se aumento na independência funcional, principalmente nos aspectos de cuidados pessoais (p=0,04), mobilidade (p=0,01), locomoção (p=0,01), comunicação (p=0,0004) e cognição social (p=0,002), e nos valores totais da MIF (p=0,0009); na participação social, verificado pelo WHODAS, também houve aprimoramento após a intervenção (p=0,045).A dançamostra-se como um recurso lúdico e artístico que promove funcionalidade, interação social e qualidade de vida na PC.
Abstract: Cerebral palsy (CP) is characterized by permanent disturbances in posture, muscle tone and movements, they are accompanied by sensorial deficits, which limit the performance of functional activities. Dance provides physical, emotional and social well-being and allows the inclusion of people with disabilities in the socio-cultural field. This study aims to analyze the effect of dance on functionality, social participation and quality of life in CP youngs. It is a serial cases of seven participants with CP, both genders, whose participated of dance classes, lasting30 minutes, twice a week, every other day, during 16 sessions/classes. The following instruments were used to analize functionality and social participation: Functional Independence Measure (FIM) and World Health Organization of Disability Assessment Schedule (WHODAS), version 2.0, item on social participation. In the Dance group, there were increase in functional independence, especially in personal care (p=0.04), mobility (p=0.01), locomotion (p=0.01), communication (p=0.0004) and social cognition (p = 0.002), and in total MIF values (p=0.0009); in social participation, verified by WHODAS, there was also a difference after the intervention (p=0.045). The dance shows itself as a playful and artistic resource that promote functionality, social interaction and quality of life in CP.
Palavras-chave: Dança
Paralisia cerebral
Socialização
Dança para deficientes
Funcionalidade
Dance
Cerebral palsy
Functionality
Socialization
Idioma: por
Sigla da Instituição: UFS
Departamento: DFTL - Departamento de Fisioterapia Lagarto – Lagarto - Presencial
Citação: SANTOS, Graciele da Silva; SILVEIRA, Karolina Bomfim. O contexto social da dança na paralisia cerebral : aspectos funcionais e qualidade de Vida. 2017. 1 CD-ROM. Monografia (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2017.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8186
Aparece nas coleções:Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GRACIELE_DA_SILVA_SANTOS.pdf847,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.